Documentário "Vozes da Diversidade" estreia no CEDESP

Valorização humana e respeito são tema central do curta-metragem

 

Plateia assiste ao curta-metragem na tela

Fotos: Divulgação
Texto: Guilherme Fernandes

Respeito às diferenças foi tema de debate e foco do documentário “Vozes da Diversidade”, que teve sua estreia na sexta-feira, 23/11, no Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) da Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho (SAFRATER), com apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jabaquara. O curta-metragem foi produzido a partir de relatos reais de 120 alunos de diversos cursos.

Para a produção, os alunos dos cursos de Recreação e Lazer, Auxiliar Administrativo, Operador de Computador, Auxiliar Administrativo de Secretaria, Organização de Eventos e Balconista de Farmácia participaram com depoimentos. A idealizadora SAFRATER é uma associação sem fins lucrativos que atua há quatro décadas na região de Americanópolis e Jabaquara.

O objetivo do filme é promover reflexões sobre a valorização humana e respeito, assim como instigar a empatia, uma vez que a produção contou com a participação de familiares, usuários e colegas de trabalho, que contaram suas próprias vivências em relação à sexualidade, religião, etnia e estilos de vida. A ideia para a realização do documentário veio a partir das aulas e debates realizados ao longo do semestre.

Além dos estudantes, profissionais de edição de vídeo participaram do curta voluntariamente. De acordo com a diretora da CEDESP, Tatiane Teixeira, o documentário foi muito bem recebido: “uma troca de experiências muito significativa e enriquecedora”, comenta. 

Diversos envolvidos no documentário em destaque com mulher à frente falando ao microfone