SEAS Itaim Paulista promove roda de conversa para pessoas em situação de rua

 

usuários do serviço em roda de conversa

Fotos: Divulgação
Texto: Bianca Bezerra

Com o tema “Estreitamento e resgate dos vínculos familiares”, a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) promoveu uma roda de conversa destinada aos usuários do serviço, no dia 30/11.

A iniciativa ocorreu na Praça Triângulo Mineiro, um dos pontos de concentração de pessoas em situação de rua que, habitualmente, são atendidos pelo SEAS.

Segundo a equipe, o tema foi pensado a partir do discurso que muitos usuários trazem no momento da abordagem e serviu para que eles pudessem conversar abertamente sobre suas histórias familiares. O público é informado antecipadamente sobre a data e é convidado a participar espontaneamente.

A orientadora socioeducativa do SEAS, Cristiane de Araújo Pinheiro, afirma que as rodas de conversa são importantes porque, através dos diálogos, alguns usuários sentem mais confiança para relatar acontecimentos e contar mais sobre suas histórias. “Eles falam que se sentem acolhidos e ouvidos pela equipe, o que ajuda na sensibilização para que conheçam e utilizem outros serviços da rede”, acrescenta.

O principal objetivo da ação visa construir e fortalecer o vínculo entre o serviço e seus atendidos e também o cumprimento do Plano de Ação referente às atividades realizadas no território.

Para o orientador socioeducativo do SEAS, Hans Remberto Quelca Yanique, a importância da roda consiste no desenvolvimento de uma aproximação entre usuário e profissional de forma descontraída. “Para nós, enquanto profissionais, soma no sentido de fortalecimento de vínculo e da troca de experiências” compartilha.

 

usuário conversando com assistente social