Comissão Extraordinária Permanente do Idoso é anunciada

O intuito da comissão prevista para fevereiro é melhorar qualidade de vida da terceira idade paulistana

Homem ao centro da mesa falando ao microfone 

Texto e fotos: Guilherme Fernandes 

A Câmara Municipal de São Paulo sediou na última sexta-feira, 07/10, a Sessão Solene em Homenagem aos Cidadãos de Terceira Idade, cerimônia também chamada de Terceira Idade em Festa. O evento ministrado por Antônio Carlos Vieira Jr. contou com a participação do vereador Mário Covas Neto, do secretário-adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) Marcelo Del Bosco e da presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo, Marli Feitosa.

Na primeira parte do evento foi debatido o aumento da população idosa no Brasil. De acordo com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), em 2027 a terceira idade será maioria em São Paulo, portanto é necessário que haja espaço para a discussão de políticas públicas que impactem na qualidade de vida dos idosos.

Apesar de existirem diversos serviços tanto de assistência social, quanto de saúde para o idoso, ainda não são o suficiente para suprir as necessidades dessa parcela da população. Para isso, Marli Feitosa divulgou para meados de fevereiro de 2019, a Comissão Extraordinária do Idoso, com vistas a atuar quinzenalmente em prol da melhor idade.

De acordo com a presidente, já existe uma comissão, porém ela não é obrigada a se compor todo ano. No entanto, Marli afirma que “é bom que a gente traga as demandas para os representantes de cada secretaria saberem o que se passa. É um espaço muito importante”. O secretário-adjunto também destacou a importância de preservar a qualidade de vida da população idosa.

Marli Feitosa comenta ainda que para o início de 2019, além da 5ª Conferência Anual da Pessoa Idosa, está tramitando na Câmara a modificação da lei 11.242/92, para que se torne a Comissão Extraordinária Permanente do Idoso e de Assistência Social um órgão deliberativo. Isso significa tornar a comissão capaz de fiscalizar a gestão administrativa e orçamentária.

Após os discursos, a sessão contou com o Coral da Câmara, composto por guardas civis e uma apresentação de dança espanhola, organizada pelo Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI). O encerramento ficou por conta do coral do Centro Cultural da Maturidade da Vila Mariana (CCDMA), com regência do maestro Marcos Júlio Sergl, apresentando músicas natalinas. 

 

Mulheres vestidas de espanholas reunidas para dançar juntas em pose