ATENDE II se apresenta na Virada Inclusiva

Quatro conviventes realizaram apresentações musicais na estação Tatuapé

 

 


Texto: Guilherme Fernandes

Fotos: Divulgação

 

De 1 a 3/12 ocorreu a nona edição da Virada Inclusiva, evento que celebra o Dia da Pessoa Com Deficiência (03/12) e busca a inclusão de PCDs por meio da música, do esporte e da cultura. Neste clima, quatro conviventes da Unidade de Atendimento Emergencial (ATENDE) II tiveram a chance de fazer apresentações de canto e violão na estação Tatuapé.

As atividades musicais já fazem parte da rotina do equipamento. Duas vezes por semana, há três meses, os conviventes participam de oficinas de música ministradas pelo professor Max Alexandre Teodoro, que os inscreveu para a Virada. Um dos participantes foi Rodolfo Ferreira, que anteriormente já atuou como músico em casas noturnas na capital. 

Todos estavam muito ansiosos para a apresentação no Tatuapé. “Alguns até queriam desistir pelo nervosismo, mas os familiares prestaram apoio”, afirma a técnica social do ATENDE II, Flávia Mendes. A profissional comenta também da presença do público que parava para assistir, sendo positivo para os participantes, já que, segundo Flávia, os trabalhos ganham mais visibilidade e valorização, assim como ajudam a elevar a autoestima dos integrantes. 

A Virada Inclusiva acontece desde 2010 e o projeto é uma idealização da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A cada edição o evento tem atingido novas proporções, ocorrendo em diversas cidades de São Paulo.