Conviventes da terceira idade participam de atividade de dança no Sesc Pompeia

Evento trouxe estímulos físico e emocional para idosos

 

Idoso faz par com dançarina em pista de dança no Sesc Pompéia

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Divulgação 

Os idosos do serviço Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Vila Mariana fizeram um passeio, no dia 09/01, no Sesc Pompeia, onde puderam participar do projeto “Segue o Baile”, que acontece às quartas-feiras com apresentações de bandas e cantores. Em um amplo espaço, os idosos dançaram e fizeram um verdadeiro baile da terceira idade.

O passeio foi organizado pela terapeuta ocupacional do serviço, Thalita Aragão Costa Fernandes, que levou em consideração a vontade manifestada pelos conviventes em rodas de conversa semanais.

A terapeuta comenta que as rodas servem para os idosos expressarem suas vontades, insatisfações e vivências, estimulando o protagonismo social e empoderamento. “Este passeio, além de atender uma demanda surgida em reunião, auxilia no estímulo cognitivo, motor e físico. Também gerou grande satisfação dos participantes, sentimento de bem-estar e pertencimento à cidade onde vivem”, relata.

No evento, o Sesc convidou dançarinos para que formassem pares com os idosos que desejassem dançar. José Raimundo, Irith e Rosa aproveitaram a oportunidade e dançaram acompanhados dos dançarinos.

Ainda segundo Thalita Fernandes, todas as atividades externas são resultado de uma discussão das vivências e memórias dos conviventes. “As oficinas em grupo favorecem as relações sociais na ILPI, despertando antigos e novos interesses, e estimulando a independência e a autonomia”, completa.

 

Idosa na pista de dança com dançarino no Sesc Pompéia