Semana de gincana reúne conviventes do Família em Foco Santana nas férias

Unidade realiza diversas atividades para manter crianças e jovens entretidos ao longo da semana

 

Usuário do serviço em jogo de cabo de guerra junto com outros participantes

Texto e fotos: Guilherme Fernandes

Esta semana de férias dos conviventes do projeto Família em Foco Santana foi marcada por muito diversão e atividades recreativas. O motivo foi a realização de uma gincana, promovida de 14 a 18/01, para estimular a prática esportiva e o trabalho em equipe.

Os jovens foram divididos em três equipes: azul, verde e vermelha, para competirem individualmente ou em conjunto em diversas atividades recreativas. Elas foram planejadas para atender as diversas faixas etárias. A iniciativa contou também com a participação de alguns pais e técnicos da unidade. Assim, possibilitou promover os vínculos afetivos e aprimorar a socialização entre os públicos envolvidos.

Dentre as brincadeiras foram realizados jogos de raciocínio como caça-palavras, mímicas e atividades físicas como cabo de guerra. A ação contou com a presença de mais de 25 crianças que participaram ativamente das ações.

De acordo com a coordenadora do serviço, Juliane Ambrosio, eventos como esse são proporcionados durante o período de férias escolares. “Os conviventes se organizam bastante para os jogos, sempre perguntam o que vai acontecer no dia seguinte e eles mesmos separam quem fará o que”, comenta. Ela também menciona que as crianças, em especial as menores, ficam muito animadas com as brincadeiras, e já se programam com antecedência.

Além das gincanas durante o período de férias, a unidade também proporciona atividades para os conviventes mais jovens durante a época de aulas também. Para que elas não percam o foco dos estudos, a maior parte do cronograma é realizado depois das 17h, quando todos já voltaram da escola. A coordenadora comenta que essa restrição de horários é justamente para impedir que os jovens deixem de ir para escola para ficar na unidade: “Essa não é a nossa intenção”, afirma.

Serviço

O projeto Família Em Foco tem o objetivo de garantir proteção às famílias em situação de vulnerabilidade social, com ou sem filhos, contribuindo para sua inclusão social. O serviço é responsável por oferecer acolhimento, alimentação, atendimento médico, capacitação profissional e encaminhamento para emprego, inserção em rede de benefícios sociais, como, por exemplo, o Bolsa Família e demais programas de transferência de renda. A permanência no equipamento é entre seis meses e um ano até reconquistarem autonomia.

A unidade de Santana, administrada pela Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH), funciona desde 2016 e atualmente atende cerca de 12 famílias.

 

Criança usuária do serviço participa de jogo vendada, sentada em cadeira com outros participantes em volta