Conviventes do C.A. Frei Leão visitam Museu Catavento e ampliam conhecimento

Ciência e tecnologia pautam passeio cultural no mês de férias

 

Jovens usuários do serviço em cima de brinquedo giratório no Museu Catavento

Texto: Natália de Sena 
Fotos: Divulgação 

Usuários do Centro de Acolhida (C.A.) Frei Leão participaram, no dia 17/01, de uma visita ao Museu Catavento, um espaço cultural de ciência e tecnologia que promove o conhecimento de forma interativa aos seus visitantes. O objetivo do passeio foi propiciar para as crianças, jovens e adultos novos conhecimentos sobre ciência e tecnologia de forma interativa, ampliando o conhecimento por meio de oficinas, espetáculos e exposições neste mês de férias.

A iniciativa também contribuiu com a mudança de percepção sobre museus que alguns dos acolhidos possuíam. "Gostei muito de conhecer o Catavento, nunca tinha ido em um museu antes, pensava que eram só quadros mas não, tinha um monte de coisas diferentes. Não foi entediante e quero voltar de novo para ver as outras salas que não conseguimos ver, valeu muito a pena ter ido", destaca a convivente Elisângela Aparecida da Silva.

Para a assistente social do C.A., Letícia Vitorino da Silva, a experiência de passeios auxilia a despertar a curiosidade dos usuários para as questões culturais. "A visita proporcionou novas experiências de forma interativa e divertida. Cada seção despertava uma curiosidade nos usuários e esta vivência com certeza permanecerá como lembrança e aprendizado", destaca a assistente.

Durante o mês de janeiro, o Catavento está realizando uma série especial de atividades para os visitantes. A programação de férias do Museu Catavento pode ser conferida no site da instituição, no link http://www.cataventocultural.org.br/noticias/f%C3%A9rias-no-catavento.

O Centro de Acolhida Frei Leão é conveniado à Associação Comunitária São Mateus (ASCOM), está localizado na região do Tatuapé e tem capacidade de acolhimento para 350 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre os objetivos do equipamento está a reinserção dos conviventes na sociedade. Desta forma, ações socioeducativas são promovidas como passeios, cursos de costura, beleza e construção civil, além de atendimento psicossocial e encaminhamentos para a rede pública de saúde.

 

Criança usuária do serviço em frente a painel interativo no Museu Catavento