SMADS inaugura Centro de Convivência Intergeracional em Perus

Por meio de atividades socioeducativas, o serviço visa propiciar a interação entre as diferentes gerações

 

Oito pessoas encontram-se ao redor da placa de inauguração do serviço, estando o secretário da SMADS à esquerda, segurando a placa

Texto: Gislaine Zanella
Fotos: Guilherme Fernandes

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou, no dia 04/02, o Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Perus. O espaço, localizado na região de Perus, zona norte de São Paulo, oferece atividades socioeducativas para crianças, jovens adultos e idosos, visando propiciar a interação entre as diferentes gerações para a troca de experiências, promover a valorização cultural, o desenvolvimento de sociabilidades, e reforçar a cidadania e a igualdade social. A solenidade contou com a presença do secretário da SMADS, José Castro, do secretário-adjunto, Marcelo del Bosco e demais autoridades da rede socioassistencial, além de líderes regionais. 

Com capacidade para 120 usuários, sendo 60 por turno, o CCInter é o primeiro serviço com esta tipificação na região e oferecerá aulas de inglês, informática, teatro, artesanato, música e natação. Além disso, promoverá atendimentos individuais e em grupo para orientações, escuta e encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.

A estrutura física é composta por salas de informática, sala multiuso para atendimento individualizado e administrativo, refeitório, cozinha, dispensa, brinquedoteca e espaço externo multiuso, com churrasqueira e piscina. Já a equipe técnica será composta por 10 profissionais de diferentes áreas, como assistentes sociais, educadores, psicólogos, cozinheiros, etc.

De acordo com o secretário da SMADS, a implantação do serviço está alinhada às políticas públicas de assistência social. “As atividades tem como foco estimular a participação dos usuários nas diversas esferas sociais, a começar pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), passando pela família, comunidade e escola, tendo em mente o seu desenvolvimento como sujeitos de direitos e deveres”, destaca José Castro.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A expectativa é que, futuramente, sejam firmadas parcerias com instituições e empresas privadas para a elaboração de projetos voltados para a programação de lazer e entretenimento.

A Supervisão de Assistência Social (SAS) Perus possui dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Perus e Anhanguera, e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que atende a ambos os distritos, como unidades socioassistenciais diretas. Na rede socioassistencial da região há 22 serviços, 14 Centros para Crianças e Adolescentes (CCA), 2 Centros para Juventude (CJs), 1 Núcleo de Convivência do idoso (NCI) na Proteção Básica e 1 Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ), 1 Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (SMSE), 1 Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (NAISPD) e 1 Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) na Proteção Especial, além do CCInter Perus.


Informações complementares

O serviço é direcionado para o público da Proteção Social Básica (PSB), conforme especificações abaixo:

Pessoas a partir de 06 anos de idade nas seguintes situações:

• Pertencentes às famílias beneficiárias de programas de transferência de renda;
• Em situação de isolamento em suas expressões de ruptura de vínculos, desfiliação, solidão, exclusão, abandono;
• Em situação de vulnerabilidade social e/ou risco pessoal;
• Com vivência de violência e/ou negligência;
• Fora da escola ou com defasagem escolar superior a 02 (dois) anos;
• Em situação de acolhimento;
• Egressos de cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto;
• Egressos ou vinculados à programa de combate à violência, abuso e/ou exploração sexual;
• Egressos de medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
• Em situação de rua;
• Em situação de vulnerabilidade em consequência de deficiências.

 

Dez pessoas encontram-se ao redor da placa de inauguração do serviço, estando o secretário da SMADS à esquerda, segurando a placa e sorrindo para a foto

 

Casa do serviço vista de frente com decoração de balões na entrada principal e um grafite de um senhor de idade se exercitando com o nome CCInter acima na parede lateral da casa
 

Dez usuárias do serviço costuram sentadas ao redor de mesmas redondas brancas de plástico