Projeto Horta Social Urbana forma 3ª e 4ª turmas

Curso Agricultura Urbana Agroecológica capacitou para produção de alimentos orgânicos

 

Secretário da SMADS em pose para foto com formando da Horta Escola, mais um convidado e uma convidada à esquerda e um convidado à direita

Texto: Assessoria de Comunicação Horta Social Urbana 
Fotos: Guilherme Fernandes 

Aconteceu na manhã de 08/02, no São Paulo Expo, a formatura da terceira e quarta turmas do projeto pioneiro Horta Social Urbana, que promove reintegração social às pessoas em situação de rua. A gestão está sob responsabilidade da ONG Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade (ARCAH). Ao todo, 17 integrantes do Centro de Acolhida (CA) Solidariedade Abecal e do Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Vila Mariana se formaram.

O curso Agricultura Urbana Agroecológica, com duração de três meses, tem como objetivo ajudar pessoas em situação de rua a conseguirem mudar sua realidade por meio de capacitação técnica para produção de alimentos orgânicos. As disciplinas promovem uma formação sociopedagógica embasada no ensino de permacultura, empreendedorismo, agroecologia e psicologia humanista.

O diferencial da Horta Social Urbana está na ampliação de sua atuação para além dos alunos. Embora o foco principal seja promover a integração e inserção de indivíduos em situação de rua no mercado de trabalho, esse projeto também contribui para a zeladoria de espaços urbanos e amplia a oferta de alimentos livres de agrotóxicos com vistas à sustentabilidade.

As hortaliças e legumes produzidos e colhidos são de uso diário dos alunos do projeto e também são encaminhados para os diferentes CAs onde estão os participantes.

 

Secretário da SMADS, formandos da Horta Escola e demais participantes do projeto em pose oficial para foto

 

Cesta de palha com hortaliças orgânicas como couve, salsinha e alface do projeto Horta Escola