SEAS Santa Cecília leva jovens ao Museu do Futebol

Quatro adolescentes do serviço participaram de atividades interativas no Museu

 

Orientadora do Museu segura taça dourada sentada atrás de uma mesa enquanto fala para plateia de jovens em pé a sua frente

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Divulgação 

Dia 13/02, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) Santa Cecília - Criança e Adolescente levou jovens para conhecer o Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, com entrada franca.

Os adolescentes puderam conhecer a história do futebol no Brasil, aprender sobre a importância dos jogos culturais, a história da capoeira e também a expressão corporal, elemento encontrado na postura dos jogadores em campo.

Dentre as muitas experiências destacam-se os momentos em que os jovens interagiram com material informativo das vitórias do Brasil em Copas do Mundo, ouviram transmissões radiofônicas de futebol e tiveram a sensação de segurar as taças das conquistas brasileiras por meio de réplicas.

Segundo a equipe técnica do serviço, a proposta de passeios como este é proporcionar acesso aos espaços de cultura e lazer para ampliar conhecimentos e promover cidadania plena a estas crianças e adolescentes. Durante a visita, a atenção de todos esteve voltada para as experiências interativas proporcionadas pelos equipamentos do Museu.

De acordo com a orientadora socioeducativa, Fernanda Alves Cardoso, é uma experiência diferente que os tira da rotina. “Eles visitam lugares que pessoas em situação de rua não pensam que podem visitar um dia”, relata.

 

Três jovens olham fotos espalhados em sala de fotografias emolduradas em dourado do chão ao teto