Um novo lar: Programa Locação Social entrega unidades habitacionais para população em situação de rua

Empreendimento é iniciativa inédita e faz parte de política intersecretarial da Prefeitura de São Paulo

 

Prefeito de São Paulo Bruno Covas está em pé no palco com placa de inauguração à frente, cercado por outras onze autoridades convidadas  

Texto: Thiago Crivelaro
Fotos: SECOM 

No dia 23/02, sábado, foram entregues as unidades do 1º empreendimento habitacional do Programa Locação Social, iniciativa da Prefeitura de São Paulo. Essa ação inédita deu sequência a um trabalho de integração das políticas de habitação, assistência social e direitos humanos iniciado em 2017.

No total, 34 apartamentos foram disponibilizados no edifício Asdrúbal do Nascimento II/Mário de Andrade. Pessoas físicas e jurídicas doaram eletrodomésticos e móveis para as unidades, contribuindo para a busca por autonomia por parte dos novos moradores.

O morador Cornélio Alves conseguiu uma das unidades e irá morar sozinho depois de quase três anos no Núcleo Boracea. Segundo ele, não há comparação possível com a possibilidade de ter um local só seu para viver: “O que é nosso é sempre melhor”, comenta.

Já o casal Pedro Luiz da Silva e Adriana Rosa Pereira residiu no Centro de Acolhida Autonomia em Foco II por três anos e agora conseguiu um novo lar no Edifício Asdrúbal do Nascimento II. Empolgados ao serem perguntados sobre a sensação de chegar à casa nova, ambos responderam em uma só voz: “Ótimo!”.

A composição familiar dos 34 titulares selecionados soma 71 pessoas: 26,7% são crianças e adolescentes, integrantes das famílias selecionadas; 22,5% são idosos e pessoas com deficiência; e outros 22,5% apresentam vulnerabilidade associada a gênero, como mulheres vítimas de violência ou pessoas LGBT.

O prédio foi adquirido pela Prefeitura de São Paulo em 2011 por meio da Cohab-SP, reformado e agora passa a integrar um programa intersecretarial o qual foi destacado na fala do Prefeito Bruno Covas, que ressaltou a relevância de se pensar as políticas públicas em conjunto, para melhor atender as demandas dos cidadãos e promover um trabalho humanizado.

 

Prefeito de São Paulo Bruno Covas agachado em meio a cerca de dezesseis convidados