109 agentes SUAS da capital formam-se em curso do ESPASO

Capacitação teve como foco o aprimoramento dos atendimentos nos serviços da SMADS

 

Formando com diploma na mão ao lado da supervisora do ESPASO, Lidiane Borges, ambos em pé na sala de aula.

 

Texto: Juliano Damasco 

Fotos: Divulgação

 

Com o tema “Gestão do Atendimento: ferramentas e suas interfaces”, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) promoveu, de 12 a 22/02, uma capacitação para os agentes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A iniciativa foi ministrada pela supervisora técnica do Espaço Público do Aprender Social (ESPASO), Lidiane Borges. A abertura ocorreu no dia 08/02, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade e contou com a presença dos representantes das Coordenações da Proteção Social Básica e Especial e das Coordenações de Gestão de Benefícios e da Gestão de Pessoas da SMADS.

O curso teve como principal objetivo elevar a qualidade do atendimento prestado pelos agentes SUAS, despertando uma especial atenção sobre a importância de seu papel, além de tratar das ferramentas disponíveis para atuação e aprimoramento do atendimento nas unidades diretas (SAS, CRAS, CREAS e Centros POP). "Tivemos a feliz surpresa de encontrarmos pessoas interessadas em fazer a diferença, buscando superar desafios da vida pessoal e profissional", destaca Lidiane.

As formações foram divididas em quatro turmas com critérios de divisão por território. No dia 28/02, na sede do ESPASO, ocorreram as apresentações dos trabalhos dos 16 grupos de alunos e a entrega dos certificados para os 109 bolsistas do Programa Operação Trabalho (POT), participantes do projeto Agente SUAS.

A cerimônia de encerramento contou com a presença da coordenadora de Gestão SUAS da SMADS, Rosane Berthaud, e da representante da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), Gabriela Dib Jannini. Para o agente Natanael Silva, o evento permitiu aprimorar o conhecimento e a integração de serviços. "O curso foi de bastante proveito para mim, já que pude usar diversos conceitos que a instrutora citou para um melhor atendimento. Os que eu mais gostei e estou focado são a impessoalidade e a efetividade", menciona.

 

Sala de aula do curso com alunos sentados segurando seus diplomas e a supervisora do ESPASO, Lidiane Borges, ao centro, na frente de todos, agachada ao lado de uma das alunas.