Bloco carnavalesco do SEAS Santo Amaro agita usuários do serviço

Ação trouxe diversão e entrosamento pelas ruas de São Paulo

 

Quinze homens e mulheres, alguns com máscaras de Carnaval, em pose para foto na rua com duas mulheres passistas, uma em cada ponta

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Divulgação

O carnaval de 2019 foi um sucesso para as pessoas em situação de rua e a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) Santo Amaro. O serviço realizou uma atividade carnavalesca chamada “Carnapop” no dia 22/02. A ação teve como intuito promover um momento diferenciado, lúdico e alegre para os atendidos, além de trabalhar a autoestima e o fortalecimento de vínculos.

Para o orientador socioeducativo, Juari Figueroa, promover eventos desse tipo pode ser muito interessante no sentindo de estreitar laços, pois se trata de um momento que é pautado por alegria, música e dança. “Foi muito gratificante ver a felicidade estampada no rosto de cada um. Os conviventes tiveram um envolvimento enorme, eles mesmos confeccionaram as máscaras e fantasias usadas na celebração”, explica.

O evento teve a participação do Bloco do Beco, que trouxe muita animação e entrosamento, interagindo a todo instante com os atendidos e gerando momentos de descontração e resgate de lembranças.

A celebração teve duração de duas horas e contou com a presença de cerca de 150 pessoas entre os próprios atendidos, moradores da região e funcionários de lojas próximas. O percurso começou na Praça Floriano Peixoto até o Largo 13 de Maio. Após chegarem ao Largo, os foliões retornaram ao ponto de partida.

"Agradeço à equipe do SEAS e aos integrantes do bloco pela animação. O evento foi muito bom, trouxe descontração. Sambar é muito bom!”, relata o atendido Oswaldo de Oliveira, 56 anos.