Equipamentos de Assistência Social reinauguram quadra poliesportiva

Espaço reformado para atividades culturais, esporte e lazer já está disponível para mais de 500 conviventes

 

Secretário da SMADS, Jose Castro, fala ao microfone em pátio com mesa ao fundo na qual três autoridades estão localizadas

Texto e fotos: Mônica Quiquinato

No dia 15/03 foi reinaugurada a quadra poliesportiva nos equipamentos Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Parque Paulistano e Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) Irmã Suzanne Cros da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), na região de São Miguel Paulista. O evento contou com a presença do secretário da SMADS, Jose Castro, e do Gerente da Sociedade de Ensino Profissional e Assistência Social (SEPAS), Adriano Oliveira, entre outros convidados.

As instalações do CCA Parque Paulistano, que atende 300 crianças, e do NCI Irmã Suzanne Cros, que atende 200 idosos do bairro, comemoraram com apresentações musicais e declamações de poemas na cerimônia de inauguração.

Com 1.600 m², o espaço existe desde 1968 e é utilizado pelos idosos e crianças todos os dias para a realização de atividades como capoeira, jogos cooperativos, ensaios, apresentações e festas. Os equipamentos são administrados pela SEPAS e no mesmo espaço há também um Centro de Educação Infantil (CEI).

Com a reforma, a quadra foi coberta com recursos da Fundação Itaú e por meio da LVP Construções. A obra durou cerca de cinco meses e contemplou também a substituição do piso e pintura.

“A parceria entre a secretaria e as organizações consegue trazer outros parceiros para beneficiar os conviventes dos serviços da rede socioassistencial no resgate da cidadania”, enfatizou o secretário José Castro.

Para o gerente da SEPAS, Adriano Oliveira, fortalecer os vínculos com crianças e adolescentes nos locais de convivência é cuidar do ser humano. Quanto ao NCI, Oliveira acredita na prevenção. “Há um retorno ótimo na relação entre idosos, pois aqui eles saem da solidão e tristeza, além de participarem das atividades, definem com o comitê gestor quais projetos querem desenvolver”, complementa.

Ana Maria Tesser, 69 anos, convivente do NCI desde que foi inaugurado, confirma a fala do gerente. Frequenta diariamente o local e participa de todas as atividades, entre elas dança cigana e rítmica, ginástica, capoeira, Tai Chi Chuan, coral, idiomas e ainda tem aula de mídias sociais. “Estou muito feliz. Aqui é minha segunda casa”, comemora Tesser. A irmã de Ana Maria, Margarida Maria Tesser, 70 anos, também frequenta as atividades no mesmo espaço.

Além dessa obra, a SEPAS realizou reformas de algumas salas do NCI e acrescentou um ambiente de atendimento psicológico individual. Durante o evento, o secretário da SMADS visitou as instalações do NCI e CCA para conhecer as reformas no espaço.

 

Convivente idosa vestida de cigana com secretário da SMADS, Jose Castro, que segura um livro de frente em uma das mãos

 

Nove conviventes idosas vestidas de cigana em pose para a foto uma atrás da outra