CCA São Norberto e SASF Vivenda da Criança celebram Dia Internacional da Mulher com mobilização social

Pauta do feminicídio conscientizou jovens em momento de debate e luta por visibilidade

 

Duas funcionárias dos serviços, com coletes verdes, caminham à frente em marcha contra o feminicídio, segurando cada uma um bonecas grandes artesanais de papelão

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Divulgação 

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 08/03. Essa data simbólica tem como propósito homenagear todas as mulheres que, diariamente, batalham, sofrem e se empenham para serem reconhecidas e valorizadas como merecem. Tendo em vista a importância desse dia, e o que ele representa, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) São Norberto e o Serviço de Assistência Social à Família (SASF) Vivenda da Criança, em parceria com o Centro de Educação Infantil (CEI) São Norberto, realizaram uma série de atividades especiais em celebração.

A primeira delas foi uma palestra com o tema feminicídio. Mediada pelo SASF, a apresentação buscou esclarecer o assunto, trazendo um panorama histórico para que as adolescentes presentes pudessem debater e partilhar ideias.

Maria Luiza de Jesus, 13 anos, convivente do CCA há cinco anos, afirma que a palestra lhe ensinou muito e fez com que ela refletisse bastante sobre o assunto. “Entendi que nós temos que lutar por nossos direitos. Jamais devemos abaixar as nossas cabeças para ninguém por sermos mulheres”, conclui.

Após a palestra, as conviventes partiram para uma marcha pelas ruas do Jardim São Norberto. Com o tema “Não ao Feminicídio”, a passeata mobilizou não só as conviventes, como também fez com que mulheres e adolescentes moradoras do bairro se juntassem à causa, expondo seus cartazes e palavras de ordem contra o feminicídio.

Quem pensou que os meninos conviventes do CCA, SASF e do CEI não participaram de ações sobre o dia 08/03, está enganado. Os garotos estiveram presentes em uma palestra sobre o Dia Internacional da Mulher, adquirindo conhecimentos e entendendo que os homens também podem ajudar as mulheres no dia a dia. Como forma de homenageá-las, enquanto as garotas participavam da marcha pelas ruas do bairro, os garotos confeccionavam flores para entregar a elas no momento em que retornassem.

“Decidimos fazer um dia diferente pensando nas mulheres. Foi muito importante para todos, pois gerou um momento de reflexão onde elas mesmas puderam reconhecer a imensa importância que possuem para a sociedade enquanto meninas e futuras mulheres que irão lidar e enfrentar situações difíceis. Nosso papel agora é prepará-las para que se tornem grandes mulheres com força, garra, determinação e que acreditem em si”, relata o gerente do CCA São Norberto, Fábio Souza.