Prefeitura da Cidade de São Paulo visita CCA do Complexo Assistência Social Lar Sírio Pró-infância

O espaço possui capacidade mensal de 3 mil atendimentos nas áreas de cultura, lazer e educação

 

Prefeito de São Paulo Bruno Covas, secretário da SMADS, Jose Castro e convidados ouvem menina falar em corredor do serviço

Texto e fotos: Gislaine Zanella

 

Por meio de convênio, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) do Complexo de Assistência Social Lar Sírio, localizado no bairro Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, oferece à população em situação de risco atividades socioeducativas como aulas de dança, esportes, percussão, atendimentos, rodas de conversa, passeios externos, entre outros. No dia 21/03, o Prefeito Bruno Covas esteve presente para conhecer o projeto da ONG desenvolvido na região. A visita contou com a presença do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jose Castro, e demais autoridades locais e do Lar Sírio.

A instituição, inaugurada em 1923, realiza atendimentos individuais, familiares e comunitários. A capacidade mensal é de 3 mil atendimentos, sendo que pelo CCA o público atendido é formado por 120 crianças e adolescentes. Os atendimentos também incluem refeições de café da manhã, lanches, almoços e jantares. Entre as atividades estão, por exemplo, capoeira, percussão, violão, violino, coral, flauta, xadrez e dança.

"Por meio de uma parceria consolidada, prezamos pelo atendimento ativo a partir dos interesses e necessidades do público local, com faixa etária entre 6 e 14 anos”, destaca o secretário Jose Castro.

No CCA Lar Sírio, os conviventes e suas famílias usufruem de todo o Complexo. Nesse mesmo espaço são atendidos jovens do Programa de Apoio Socioeducacional (PASE), do Ensino Profissionalizante, dos Programas de Atendimentos Familiares e da Formação para os Trabalhadores Sociais.

Centros para Crianças e Adolescentes

Na capital paulista, a SMADS oferece 484 CCAs com 71.920 vagas. Em novembro de 2018, por exemplo, foram atendidas, em média, 75.113 crianças e adolescentes.

 

Prefeito de São Paulo Bruno Covas, Secretário da SMADS, Jose Castro e demais autoridades do serviço em foto oficial