Dia especial: Dom Bosco celebra formatura de conviventes e convida à emancipação pelo estudo

Prefeito de São Paulo Bruno Covas visita CEDESP e parabeniza jovens pela conquista profissional

 

Secretária Berenice Gianella discursa com microfone na mão diante de plateia a sua frente e a sua direita em galpão do serviço. Atrás dela há um palco com fotos coladas em pano azul e o brasão da Prefeitura de São Paulo

Texto: Thiago Crivelaro
Fotos: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) 

 

Doze turmas formaram-se em cursos profissionalizantes do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Dom Bosco na última quinta-feira, 11/07. Em uma noite de festa, com direito à presença do Prefeito Bruno Covas, da secretária Berenice Gianella, entre outras autoridades municipais, 363 conviventes receberam o canudo que permitirá a qualificação necessária para entrar no mercado de trabalho e conquistar a sonhada autonomia. Familiares e amigos marcaram presença e participaram da comemoração com música e discursos emocionados.

Em um auditório repleto de familiares e amigos dos formandos, a noite contou com um discurso do Prefeito Bruno Covas, que mencionou o esforço dos conviventes para se qualificarem profissionalmente. “É importante ter programas sociais, mas nada muda mais a realidade do que a garantia do emprego. Poder ter um emprego, ter sua renda, levar dinheiro para sua família, ter seu sustento, essa é a grande transformação social que a gente deseja”, explica.

A convivente Yohana Oliveira do Nascimento, 16 anos, formou-se no curso de Recreação e comenta o trabalho feito pelos professores do CEDESP como ponto positivo na formação realizada: “O meu professor me acolheu e hoje trabalho com recreação infantil”. Já o convivente Wyndson Rocha, 17 anos, cursou Edição de Vídeo e sente que o trabalho de formação foi bem realizado. “Tive muito bom acolhimento, todos foram ótimos comigo”, relata.

Os pais presentes na cerimônia também ficaram emocionados com a entrega dos certificados para os filhos. Cláudia Maria L. de Morais e Flávio Anselmo de Morais viram o filho Wesley se formar nessa noite. A chegada do convivente ao serviço deve-se ao contato da família com os pais de outro formando.

Ao fim do evento, os certificados de conclusão de curso foram entregues para os alunos dos cursos de Mecânico de Usinagem Convencional, Operador de Máquinas de Usinagem com CNC, Operador de Torno com CNC, Desenhista Mecânico, Mecânico de Automóveis Leves, Operador de Computador, Aderecista, Recreador, Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Agente de Produção Cultural, Cuidador de Idoso e Programador de Web.

 

Cerca de quatorze homens, entre conviventes e familiares, em pé, enfileirados, diante do palco do evento. Ao fundo, vê-se pessoas sentadas em arquibancada e uma mesa com pano preto e um aparelho de projeção sobre ela