Serviços da Assistência na zona sul de São Paulo misturam esporte e cultura em projeto social

Crianças e adolescentes da Cidade Ademar e região participam das finais do 11º Torneio de Futsal

 Conviventes, servidores públicos e convidados em arquibancada da arena de futsal de Cidade Ademar. Alguns sentados ao fundo e outros em pé na frente. Cartazes colados na parede de trás e um cartaz branco de letras pretas centralizado, no chão, com os dizeres não faça bullying, faça a paz

Texto e fotos: Guilherme Alferes

Ao longo do dia 26/07, o ginásio do Clube Comunitário da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) foi completamente tomado por conviventes e servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Os convidados presentes contemplaram as finais do 11° Torneio de Futsal e do 8° Concurso Cultural da rede socioassistencial dos bairros Cidade Ademar e Pedreira.

O projeto acontece desde 2009 e é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos atendidos nos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), Centros para Juventude (CJs), Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESPs) e Centros de Convivência Intergeracional (CCInters) da zona sul da cidade. Segundo os organizadores, cerca de 6.500 pessoas participaram.

O evento contou com uma abertura na qual dois conviventes veteranos, que participaram pela última vez, presentearam dois novatos com uma camisa, simbolizando a passagem de gerações nos serviços. Após a abertura houve apresentações culturais de capoeira e makulelê, uma dança de origem africana. Também ocorreu a premiação dos vencedores do concurso cultural “Usuários se expressam na arte pelo futebol”, nas categorias desenho, redação e poesia.

O gerente do CJ Castelinho, João Paes, é um dos organizadores do evento desde a primeira edição e conta como fica orgulhoso de ver o ginásio lotado. “É fantástico, é fenomenal, eu costumo dizer que é uma oportunidade ímpar estar num espaço como este”, completa.

A convivente do CCA Frei Tito, Nayad Maria Barbosa, 13 anos, campeã da categoria “Feminino CCA/CCInter-arte”, destaca a emoção de ganhar o título, além do sonho de trilhar um caminho profissional no futebol. “Nós nunca imaginamos que seríamos campeãs, foi uma emoção muito grande”, ressalta.

 

Duas crianças abrem caixas coloridas, agachadas no centro da arena de futsal, enquanto uma menina e um menino olham em pé, um de cada lado, para as caixas no chão. Ao fundo, conviventes um ao lado do outro, de mãos dadas, vestindo uniforme