Crianças e Adolescentes de Marsilac aprendem sobre ecologia e sustentabilidade

Os conviventes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre seu distrito ao visitar Parque Estadual da Serra do Mar

Cerca de 35 jovens em pé formando um semicírculo escutam instruções de um homem e uma mulher também em pé. Todos estão agasalhados ao ar livre próximos de muitas árvores.

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Acervo

O contato com o meio ambiente e o empoderamento da história regional foram temas de um passeio realizado por um grupo jovens, de 11 a 14 anos, do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Marsilac. No dia 23/07, 40 pessoas visitaram o Parque Estadual da Serra do Mar.

A iniciativa do passeio veio a partir de oficinas de preservação ambiental, que foram dadas aos jovens do CCA por uma Guia Turística moradora da região. A excursão serviu como um fechamento para as quatro oficinas realizadas ao longo do mês de julho.

No parque, os conviventes fizeram uma trilha para aprender mais sobre a fauna e flora locais, bem como a história da região, a qual é um território remanescente da Mata Atlântica.

Ao final da trilha, devido à altura da serra, os conviventes apreciaram a vista para o litoral paulista. O convivente Athayde Elias Theodoro, 13 anos, comenta que avistar a praia foi o que mais gostou. “Caminhamos uma hora para chegar ao mirante e saber como é lindo a natureza e como o ar é puro”, relata.

Já a convivente Laura de Souza da Silva, 12 anos, conta que gostou de conhecer a história do local. “Achei interessante a história de uma capela no alto da serra que os povos antigos usavam para se encontrar e fazer algumas missas”, afirma. Historicamente, o local era rota de viagem de São Paulo para litoral.

Para o gerente do CCA, Fábio da Silva, os jovens tiveram outra perspectiva sobre o território. “Eles aprenderam muito sobre a preservação do meio ambiente e agora conseguem enxergar a natureza que está tão perto de outra forma”, comenta.

Informações complementares

O Parque Estadual da Serra pertence ao Núcleo Curutucu e abrange os municípios de São Paulo, Itanhaém, Mongaguá e Juquitiba. Ele é administrado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA).

Cerca de 30 pessoas sentadas descansando, algumas em bancos, outras na grama. Dois homens estão em pé de braços cruzados