Centro para Crianças e Adolescentes Unibes renova estrutura com pinturas e grafites

Áreas comuns, esportivas e de lazer foram redecoradas sob curadoria do artista Baixo Ribeiro

Um murro está sendo colorido por um homem de costas, com a imagem da obra de arte da Monalisa e borboletas.

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Acervo

 

No último domingo, 04/08, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Unibes recebeu a terceira edição do Projeto Choque Cultural, coordenado pelo artista e urbanista, Baixo Ribeiro.

O processo de renovação artística do prédio do CCA Unibes iniciou em 29/07, com a proposta de revitalizar os ambientes a fim de torná-los inspiradores, vibrantes e cheios de energia criativa.

A ação faz parte do Projeto Choque Cultural, idealizado por Ribeiro, com objetivo de buscar o papel educativo na arte.
Pela terceira vez, o artista resolveu trazer ao CCA o melhor da produção artística urbana juntamente com outros artistas ,como João Lelo, Derlon, Simone Siss, Dablio Black, Celso Gitahy, Ozi e outros.

As áreas revitalizadas já foram entregues a comunidade local. Todas possuem um significado específico que será explicado para os educadores em breve, em oficinas, com a missão de que eles repassem às crianças e aos jovens.

O novo visual se tornou uma verdadeira obra de arte e surpreendeu os conviventes que ficaram encantados com a beleza do prédio.

“Está mais colorido e com vida, a pintura que mais gostei é da Mona Lisa indígena, ela está numa floresta, achei muito interessante.” Revela o convivente, Bruno Nunes, 11 anos .

A gerente do serviço, Maria Zenobia de Oliveira Duch, destaca a inovação tecnológica envolvendo clássicos da literatura brasileira “Eles pintaram uma parede com vários livros, cada livro possui um QR Code para que as crianças baixem automaticamente os livros escolhidos em seu celular, ou tablet. Fantástico” complementa.

Obras de autores brasileiros consagrados como Jorge Amado, Clarisse Lispector, Cecilia Meireles e Érico Veríssimo dentre outros, estão disponíveis para serem baixadas.

Parede do equipamento com a pintura de quatro capas de livros famosos em tamanho grande. A parede está colorida e harmoniosa.