Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência Casa Verde é reinaugurado

Espaço tem capacidade para atender até 60 pessoas com deficiência

 

 

Quatro pessoas estão segurando uma mesma tesoura e com a mão de um sobre o outro, estão cortando uma fita vermelha.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Acervo

Com festa e expectativa, no dia 05/08, foi reinaugurado o Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD) Casa Verde, na zona norte da cidade. Visando o aprimoramento dos atendimentos, o serviço que está em um novo espaço ofertará atividades voltadas para promoção da independência e da autonomia e terá capacidade par atender até 60 pessoas.

A reabertura teve a presença de conviventes, familiares, moradores do bairro, além de representantes da Supervisão de Assistência Social (SAS) Casa Verde/Cachoeirinha, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Casa Verde e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Casa Verde. O evento com a presença de 70 pessoas, teve música e festa, ao som da bateria da Escola de Samba Morro da Casa Verde. A nova estrutura possui uma ampla cozinha, um refeitório, uma sala para as famílias, três banheiros e três salas de atendimento.

A gerente do NAISPD, Agatha Cristina Marques, salienta que a troca de espaço é relevante, pois facilita e melhora o trabalho dos funcionários, já que agora todos estão mais motivados-. “Com a reinauguração podemos ampliar a sensibilização, bem como compartilhar vivências com a comunidade e aprimorar o papel de desmitificar que a pessoa com deficiência é incapaz”, declarou.

A equipe possui uma gerente de serviço, uma psicóloga, uma assistente social, três orientadores socioeducativos, uma cozinheira, dois funcionários operacionais e um auxiliar administrativo. A iniciativa, visa das sequencia nas atividades que buscam oferecer aos conviventes um espaço que dissemine inclusão social, igualando a oportunidade e participação das pessoas com deficiência, a partir das necessidades individuais e sociais.

Para o convivente Anderson Luís de Souza, 38, a festa foi um sucesso. “Foi muito legal e muito animada. Eu também gostei porque teve a apresentação da escola de samba”, explica.
 

Dezessete pessoas estão dançando e sambando ao som de alguns instrumentos de bateria de escola de samba