Sapopemba realiza 3ª edição da Ação Esportiva e Cultural da Pessoa com Deficiência da Zona Leste

O evento contou com a presença de 300 pessoas e ofereceu gincanas, futebol e capoeira para atendidos

 

Centenas de pessoas estão posando para a foto, alguns estão de pé, alguns sentados, e outros na cadeira de rodas. Há fitas rosas no teto enfeitando a parte de cima do local.

Texto:Juliano Damasco
Fotos: Acervo

No dia 17/08 os conviventes do Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD) por meio do Núcleo de Apoio Social Cantinho da Esperança (NASCE), participaram da 3° Ação Esportiva e Cultural da Pessoa com Deficiência da Zona Leste, realizado em Sapopemba.

A iniciativa visou garantir os direitos das pessoas com deficiência, a partir de ações culturais, esportivas e educacionais e o fortalecimento do vínculos entre os conviventes e a equipe do serviço. O local escolhido para a realização do evento foi o Centro Educacional Unificado (CEU) Sapopemba.

Das 09h às 15h, os atendidos puderam se divertir em diversas atividades, como futsal, capoeira ,gincanas como dança da cadeira, corrida no saco, boca do palhaço, bambolê e piscina de bolinhas. Ao todo, 300 pessoas estiveram presentes na ação que contou com a presença de atletas do futsal com deficiência intelectual e Síndrome de Down dos times do Corinthians e Ituano. Também estiveram presentes as gestoras da Supervisão de Assistência Social (SAS) Sapopemba, Lúcia Albino e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Sapopemba, Maria de Fátima Leite.

Para o gerente do Núcleo, João Carlos Bassi, essa ação ajuda a valorizar o público deficiente, devido ao foto de ser uma ação esportiva e cultural. “É uma maneira de mostrar para o público em geral que a pessoa com deficiência tem condições de desenvolver e ter acesso em qualquer atividade esportiva e cultural que a sociedade oferece”, completa.

“Foi ótima a atividade. Teve muito futebol, brincadeira, alegria e também muitas famílias reunidas. O evento nos deu a oportunidade de mostrar que conseguimos”, declara o atendido do NASCE, Júlio Duyen, de 19 anos. 

Quarenta e seis pessoas posam para a foto, no meio da quadra de futsal. Jogadores de ambos os time, comissões técnicas e os árbitros. Alguns estão de pé e outros sentados. Na parte de trás, há uma arquibancada com algumas pessoas.