Rede de Proteção Integral do Jardim Helena beneficia diversos serviços da região

Iniciativa visa tornar mais acessível a integração de equipamentos da Assistência Social e Saúde

 

Nove mulheres e quatro homens estão pé, dentro de uma sala e olhando para a foto. As mulheres ficam a frente e os homens atrás. Ao redor deles, há cadeiras espalhadas.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Divulgação

No dia 19/08, serviços do distrito do Jardim Helena, abrangidos pela Supervisão de Assistência Social (SAS) São Miguel Paulista, participaram da 2ª reunião da Rede de Proteção Integral do Jardim Helena. Serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são beneficiados com as reuniões.

A rede surgiu a partir de dois técnicos do Serviço de Assistência Social à Família (SASF) Jardim Helena II, Edilson da Silva e Priscilla Gonçalves. A iniciativa tem o objetivo de integrar os serviços da região e desburocratizar a rede de assistência social e saúde, tornando-as mais acessíveis.

“Nós vimos que era preciso a criação desta rede, pois nós trabalhamos no SASF e ocasionalmente há a necessidade de nos articularmos com outros serviços de outras secretarias, principalmente pela questão da inserção da pessoa nos serviços”, explica Edilson da Silva.

Mais de 50 equipamentos como Centros Para Crianças e Adolescentes (CCA’s), Serviços de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítima de Violência (SPVV’s), Núcleos de Convivência para Idosos (NCI’s), Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP’s), Unidades Básicas de Saúde(UBS’s) e escolas da área estão envolvidas com as reuniões.

Os encontros ocorrem em todas as terceiras segundas-feiras do mês e neles são discutidos os problemas que os espaços sofrem e a dificuldade para resolver, assim, pontos de vista são expostos e todos tentam solucionar os casos para os conviventes.