Evento Tarde Cultural reúne mais de 400 pessoas no Jardim Iguatemi

Por meio de manifestações culturais, jovens exercitaram lado artístico e levaram mensagem social à comunidade

Palco de teatro em que estão aproximadamente 20 capoeiristas batendo palma, quatro tocando instrumentos como tambor e berimbau, enquanto dois se enfrentam em roda.

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Acervo

O serviço Medida Socioeducativa (MSE) Dias melhores, localizado no Jardim Iguatemi, zona leste de São Paulo, promoveu a ação Tarde Cultural, dia 23/08. A iniciativa reuniu cerca de 400 pessoas da comunidade local.

Exposições fotográficas, apresentações teatrais, musicais, de capoeira e sarau, foram manifestações culturais elaboradas e apresentadas pelos próprios jovens atendidos pelo serviço. O MSE contou com a parceria e participação do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Tabor e o Centro de Profissionalização de Adolescentes (CPA) Padre Bello. 

Além disso, alguns jovens relataram suas experiências de vida e de superação. Em seguida, o equipamento CPA exibiu um documentário educativo para os adolescentes.

O jovem, P.F, 16 anos, convivente do MSE Dias Melhores comenta o planejamento do evento “Houve uma construção feita por todos nós, todos estavam muito participativos e entusiasmados para cada apresentação” relata o adolescente.

O objetivo da Tarde Cultural foi abrir espaço para que o adolescente exerça suas habilidades artísticas e também passar uma mensagem social tratando sobre a realidade do morador da periferia.

“Por meio da arte, eles passaram o sentimento de resistência e enfrentamento de todas as dificuldades, e o desejo de transformar a realidade em que vivem” afirma o técnico sociólogo do MSE, Pedro Gilvan da S. Olivera.

Dois homens se apresentando no palco. O da esquerda, tocando saxofone e o da direita, tambor.