Centro de Referência de Assistência Social é o elo entre pessoas em situação de vulnerabilidade e a rede da SMADS

Ao todo, 54 CRAS realizam orientações e encaminhamentos diários para os 769 serviços conveniados com a rede socioassistencia

 Em um fundo azul e amarelo, a palavra CRAS aparece em destaque com letras amarelas no canto superior direito da imagem. Abaixo, em letras brancas, Centro de Referência de Assistência Social. No canto inferior esquerdo com fundo amarelo há duas mãos, uma grande azul e uma pequena amarela.
 

Texto: Guilherme Fernandes e Juliano Damasco
Arte: SMADS


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) desempenha um importante papel na SMADS, já que atua como uma célula do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sendo responsável pela execução dos serviços, programas, benefícios e projetos sociais desenvolvidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal.

O objetivo do CRAS é atender famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, pobreza, ausência de renda e com acesso precários aos serviços públicos. As famílias são orientadas e encaminhadas, respeitando especificidades, para os 769 serviços que compõem a rede socioassistencial.

O serviço visa também o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, por meio de espaços de convivência que privilegiam diferentes públicos, como crianças, adolescentes, jovens, idosos, pessoas com deficiência e principalmente o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Presente em 54 pontos da capital, em regiões estratégicas, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial com uma atuação intersetorial a fim de fortalecer a proteção social.

“Pelo fato de ser o primeiro contato dos indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade com a possibilidade de ter acesso aos seus devidos direitos. E ainda ajudar na gestão do território, na oferta e encaminhamentos para alguns serviços da Assistência Social” destaca o coordenador de Gestão SUAS da SMADS, Douglas Carneiro.

Para ter acesso, o munícipe deve procurar a unidade mais próxima de sua região. Clique aqui para acessar os endereços completos.