Atendimento Diário Emergencial 2 passa por revitalização

Para aprimorar o atendimento foram realizadas reformas e desenvolvidas oficinas de recreação

Dois conviventes de pé jogando tênis de mesa

Texto: Helena Lima
Fotos: Acervo


Desde o início de outubro, o Atendimento Diário Emergencial (ATENDE) 2, localizado no centro da cidade, vem passando por um processo de renovação. Diversas medidas foram tomadas para aprimorar o atendimento aos conviventes, como a substituição de antigos móveis, o desenvolvimento de oficinas e parcerias com entidades promotoras de cultura.

As melhorias fazem parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo serviço. Em abril de 2018, iniciaram parceria com a Igreja Coreana, que promove aos domingos, atendimento aos conviventes e distribui alimentos não-perecíveis. Outra parceria foi com a Fábrica de Cultura Belém, que desde abril, desenvolve oficinas de dança, artesanato, jogos e saraus.

A ação de revitalização passou por diversas etapas. A primeira foi uma operação de limpeza interna que contou com uma equipe contratada para organizar a área de convivência, utilizada por eles no tempo de descanso. Posteriormente foi desenvolvido o paisagismo nas áreas abertas e criado um banheiro LGBT, uma adaptação estratégica considerando a demanda dos usuários.

A área de corte de cabelo, também foi reformada e mesas de pingue-pongue foram colocadas para recreação. O projeto do cantinho da leitura foi retomado e os espaços físicos dos dormitórios, da cozinha e da lavanderia foram pintados.

Victor Lopes, técnico do ATENDE 2, conta que desde o dia 05/10 os coordenadores e atendidos tem contribuído para dar uma cara nova para o serviço. “Nós implementamos oficinas de recreação, com pintura, artesanato e música para melhor atender as pessoas, oferecer momentos de descontração e promover a redução de danos”, relata.

As unidades de atendimento trabalham em conjunto com a Equipe de Saúde do programa Redenção e acolhem a população em situação de vulnerabilidade social, principalmente na região do fluxo da Cracolândia. As principais oficinas desenvolvidas são as de confecção de tranças, musicalização e hip hop com microfone livre. O serviço está localizado na Rua Helvétia, número 64, e hoje, tem capacidade para receber até 200 pessoas.
 

Três pessoas pintando uma quadra no chão com tinta branca