Centro para Crianças e Adolescentes de Parelheiros participa do 6º Prêmio Literário da Rede Literasampa

A finalidade do evento foi estimular a criatividade através da escrita

 Telão todo colorido com desenho de uma comunidade no centro, com pessoas e aves dentro e ao redor. Na parte de baixo do telão está escrito “COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS: ABRACE SUA COMUNIDADE” em vermelho, e embaixo “IX Seminário LiteraSampinha e VI Prêmio Literário” em branco dentro de um retângulo verde.

Fotos: Divulgação
Texto: Juliano Damasco

No dia 18/10, 39 atendidos do Centro para Criança e Adolescentes (CCA) Conosco participaram do 6º Prêmio Literário da Rede Literasampa, realizado no Serviço Social do Comércio (SESC) Consolação e ofertado para crianças e adolescentes das instituições da Rede de Leitura Literasampa. Os conviventes do CCA tiveram a chance de participar através da parceria entre o serviço e a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura (IBEAC).

O tema do concurso este ano foi “Comunidades Sustentáveis” com o lema “Abrace sua Comunidade”. A finalidade da disputa, além de estimular a criatividade através da escrita e do desenho, é também despertar a reflexão por parte das crianças sobre sustentabilidade ambiental, recursos naturais e aumentar a integração entre as relações dentro da comunidade.

"Proporcionar momentos como este ajuda a ampliar o interesse pela leitura e a torna algo prazeroso, pois contribui para o conhecimento, podendo influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo do convivente, já que eles passam a conhecer melhor o mundo em que vivem e conseguem compreendê-lo", declara a gerente do CCA Conosco, Paula Santos.

Durante a premiação, Weyner Justo e Rafael da Silva, conviventes do CCA, conseguiram se destacar e receber menção honrosa pela obra conjunta que tem como título: “O Homem Elástico que Ajudava as Domésticas”. O texto relata a vida de um super-herói com poderes elásticos que ajudava as domésticas nos seus afazeres, mas sempre mostrando a elas como ajudar na preservação do meio ambiente e realizar as tarefas de forma sustentável.

Para Rafael, a premiação serviu como motivação para escolher sua profissão no futuro. “Eu não imaginava que receberia esse prêmio. Fiquei muito feliz. Quando eu crescer vou ser escritor", relata.

 

Cinco meninos e duas meninas estão de pé, um ao lado do outro olhando para a câmera. No centro, um dos garotos segura um certificado e ao lado, um segura um banner com o logotipo do evento.