Espaço Público do Aprender Social proporciona práticas de autoconhecimento

Palestras, debates, atendimentos e oficinas fizeram parte do cronograma do evento

 Seis mulheres, estão dentro de um corredor, de pé usando jaleco branco, estão sorrindo, olhando para a câmera. No meio delas há um banner com imagens e informações sobre naturologia.

Fotos: Acervo
Texto: Juliano Damasco

O Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) promoveu, de 21 a 25/10, a “Semana Cuide-se” que ofereceu atividades de autoconhecimento e autocuidado para os servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Voltado aos profissionais da rede socioassistencial da Proteção Especial, Proteção Básica, Coordenação de Gestão do Trabalho (COGET), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e ESPASO, as atividades propostas tiveram como objetivo conscientizar sobre a relevância de se autoconhecer e de observar sinais de possíveis adoecimentos causados pelo stress, fator que impacta diretamente na qualidade de vida e no desempenho no trabalho.

Segundo a supervisora técnica do ESPASO, Lidiane Borges, o destaque foi promover uma reflexão dos fatores internos e externos. “O servidor precisa saber da importância de buscar o equilíbrio emocional é essencial para poder levar uma vida saudável”, finaliza.

A semana especial buscou privilegiar diversas atividades, como palestras com temas autorreflexivos, atendimentos, oficinas envolvendo yoga, massagem e uma dança circular pensada para integrar as equipes.

No geral, 13 palestrantes voluntários colaboraram com as atividades. Mais de 70 atendimentos foram realizados ao longo do evento.