Mostra de Criatividade incentiva pensamento crítico na região do Butantã

Desafiados a pensar em soluções práticas, conviventes desenvolvem projetos de ferramentas para melhorar o mundo

Plateia lotada com amigos e familiares aguardando para assistir as apresentações.

Texto: Helena Lima
Fotos: Acervo

Buscando estimular a experimentação de novas tecnologias, o Centro para Juventude (CJ) Ana Rosa, localizado na região do Butantã, realizou a 5ª Mostra de Projetos de Criatividade, no dia 26/10. Os trabalhos tiveram como ponto de partida uma pergunta problema pensada pelos próprios jovens, que abordaram temas como acessibilidade, meio ambiente, fome e intolerância religiosa. O objetivo era apresentar uma solução prática para o tema selecionado, frente a esse desafio, a maioria dos jovens optou por criar um aplicativo.

A Mostra contou com mais de 20 trabalhos e foi desenvolvida pelo Área 21, um laboratório dentro do CJ, que busca estimular os jovens de 14 a 18 anos a pensarem sobre as competências necessárias para se viver no século XXI. O projeto é uma iniciativa do Grupo Tellus e conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA-SP).

As atividades foram desenvolvidas em cima dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e cada grupo tinha apenas dois minutos para fazer a apresentação. Em seguida, a banca rotativa composta por Lik Sabey, Eduardo Lobo, Fernando Puertas, Leila Santiago, Álvaro Pontes, Ricardo Ferreira e Milo Araújo fizeram considerações finais por mais dois minutos.

Para o educador do Área 21, Henrique Dias, a mostra é a conclusão de um ciclo de aprendizado. “Passamos o ano inteiro desenvolvendo projetos com os alunos para no final eles fazerem essa apresentação completamente sozinhos”. Ele conta ainda que o evento aconteceu em duas etapas. “A primeira foi a realização de uma feira com stands montados por eles para mostrar seus trabalhos para os pais e familiares, em seguida houve a apresentação do pitch”, relata.

O objetivo do laboratório é trabalhar com o conceito de metodologias ativas e buscar colocar o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento, através de projetos que se relacionem com problemas reais enfrentados por eles, como questões climáticas, desigualdade, energia limpa e alimentação.

Cinco jovens que participaram da mostra com blusas pretas, sorrindo.