Estádio do Pacaembu recebe Centro de Acolhida Dom Fernando

Conviventes visitaram o Museu do Futebol e exploraram o complexo esportivo

Cerca de 30 conviventes na frente do Estádio. Em cima tem um letreiro em que está escrito Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho

Texto: Helena Lima
Fotos: Acervo

Na última quinta-feira, 07/11, o Centro de Acolhida (CA) Dom Fernando realizou uma visita ao Museu do Futebol, localizado na parte central da cidade. Cerca de 39 acolhidos, acompanhados de dois orientadores do serviço, foram recebidos pelos funcionários do espaço que tinham como objetivo apresentar a importância do esporte como expressão cultural brasileira.

O passeio teve duração de três horas e foi uma parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Os visitantes puderam conhecer todo o espaço, passando pelas salas de vídeo e exposições. O ponto alto da visita, tanto para o convivente Leandro Silva quanto para o orientador socioeducativo Paulo Goés, foi a linha do tempo montada com chuteiras para mostrar a evolução do esporte no Brasil. “Pudemos ver modelos de chuteiras que eram feitas com couro e solas de madeira, além de bolas e uniformes antigos”, relata Silva. “Foi impressionante observar o avanço da tecnologia nas chuteiras”, completa Goés.

Vários conviventes que participaram nunca haviam estado em um estádio, por isso aproveitaram muito a oportunidade. É o caso de Guilherme Bernardes, que ficou feliz com a possibilidade de sair da casa de acolhimento para uma atividade diferente. “Para mim, o mais interessante foi descobrir que o São Paulo, meu time de coração, foi um dos primeiros a serem fundados no Brasil”, conta.

Outro ponto importante dessa visita foi a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida que também puderam conhecer o espaço. Para a gerente do CA Dom Fernando, Graziela Amorim, isso só foi possível devido a parceria com o orientador Paulo Goés e o agente operacional, Emerson Oliveira. “Eles foram essenciais para que a excursão fosse um sucesso, os cadeirantes puderam aproveitar da mesma forma que as pessoas com mobilidade”, diz Graziela.

 

Cerca de 30 conviventes na frente do Estádio. Em cima tem um letreiro em que está escrito Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho