Workshop realizado no ESPASO visa aprimoramento nos atendimentos à população

Ao todo, 150 pessoas serão capacitadas ao final do curso

Oito Mulheres, estão sentdas em carteiras escolares, dento de uma sala de aula. Umas das moças sentadas está debatendo com a ministra do curso, que aparece de pé.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Wagner Orígenes

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por intermédio da Coordenação de Proteção Social Básica (CPSB), vem ofertando nesta semana o workshop “Revisitando o Trabalho com famílias nos SUAS”. Sediado no Espaço Público do Aprender Social (ESPASO), o curso é direcionado aos técnicos e coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), técnicos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e gestores de parceria.

O objetivo da proteção social básica com este workshop consiste em revisitar e ressignificar o papel do CRAS na implementação do PAIF. O conteúdo proposto é pautado nas normativas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e reguarda as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

Ministrado pela consultora contratada pela UNESCO, Renata Ferreira, o Workshop também contou com a Colaboração da Associação Cultural Casa das Caldeiras representada por Karina S. Ferreira e sua equipe, que oportunizaram por meio de estruturação de um ambiente acolhedor e por diversas intervenções o enriquecimento das discussões sobre o CRAS / PAIF, efetuadas pela Consultora Renata.

“Os temas aqui discutidos fortalecem o PAIF, iniciaremos o processo de ressignificação do papel do CRAS como um todo, trabalharemos a importância da acolhida, como um primeiro atendimento e ressaltando a importância do registro das ofertas, encaminhamentos e acompanhamentos efetuados para o monitoramento das ações desenvolvidas pelo CRAS junto ao usuário e sua família”, relata a coordenadora de Proteção Social Básica, Sylmara Vettorello Ramires.

De acordo com a coordenadora do CRAS Tremembé, Mariana Ugolini, esta é uma grande oportunidade de aprendizado para aqueles que trabalham com famílias. “Famílias são a essência do trabalho do CRAS e das funções protetivas e proativas. Nós precisamos de um espaço como este para que possamos nos fortalecer e ter recursos de trabalho que favoreçam o atendimento à população” menciona.

O workshop iniciado no dia 19/11, ainda acontece nos dias 21 e 22/11, com total de três turmas compostas por 50 pessoas. Ao final, o curso terá uma carga horária de 18 horas.

A imagem destaca um manual, que está sob um bancada com o título escrito na capa"Manual Família". Atrás, aparecem sete mulheres sentadas em carteiras escolares, dentro de uma sala de aula.