Seminário realizado na Zona Sul reúne profissionais de diferentes secretarias municipais

O intuito foi fortalecer a rede de proteção para a garantia de direitos de crianças e adolescentes.

 A imagem mostra quatro mulheres e dois homens de pé, lado a lado, sorrindo e fazendo um gesto de unir as mãos.Na parte de cima, há um telão com um slide em azul com frase “O TRABALHO INTERSETORIAL: FORTALECIMENTO DA REDE DE PROTEÇÃO PARA A GARANTIA DE DIREITOS DE ADOLESCENTES E JOVENS. Na parte direita inferior do telão, há o logotipo da prefeitura de São Paulo.

Texto: Juliano Damasco
Fotos : Wagner Orígenes

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Cidade Ademar, através dos Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE/MA) Cidade Ademar, Castelinho e Pedreira, ofertou no dia 28/11, para 50 pessoas, o seminário “Trabalho Intersetorial dos MSE-MAS”, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção para a garantia de direitos dos jovens.

O evento reuniu representantes de equipamentos das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (SME) do território da Cidade Ademar, Pedreira e Santo Amaro a fim de pensar e articular ações para combater a vulnerabilidade e a violação de direitos e fazer com que o método empregado fique entrosado e alinhado entre os funcionários das redes.

“Nenhum serviço por si só consegue cobrir toda a demanda. Na grande maioria das vezes, os meninos que são atendidos pelo MSE, também são atendidos pela Saúde e pela Educação, portanto, nada mais benéfico e agregador do que um encontro deste para pensar num melhor encaminhamento em prol dos meninos e das famílias”, analisa o gerente do MSE-MA Pedreira, Sidney de Paula.

O seminário apresentou um pouco mais sobre as políticas da assistência social e também mostrou mais precisamente o trabalho desenvolvido nos MSEs. Após as apresentações, os palestrantes e técnicos passaram para os inscritos relatos e experiências obtidos em diversas situações para que eles já saibam a maneira correta de agir dependendo da ocasião. Ainda houve um debate de 30 minutos como forma de encerramento da capacitação.

Para a estagiária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidade Ademar II, Thamires Santos, o evento foi bastante positivo. “Gostei muito da experiência. Muito enriquecedor para o meu aprendizado, pois tive contato com várias coisas diferentes que eu não sabia.”, conta.
 

Dentro de uma sala, dezenas de pessoas estão sentadas em cadeiras assistindo à um seminário ministrado por um homem que está de pé e usando um microfone para falar.