Noite especial: CEDESP Unibes celebra formatura de mais de 300 jovens

As turmas se formaram em rotinas de escritório, hotelaria, web design, montagem de computadores e atendimento de restaurante

nove pessoas compõem a mesa entre elas, o secretário da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Del Bosco, que fala ao microfone para todos os presentes.

Fotos: Wagner Origenes
Texto: Juliana Batista 

Na noite da última quarta-feira (04), aconteceu a solenidade de formatura do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Unibes, que reuniu os 322 formandos, e contou com a presença do secretário-adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Del Bosco, a presidência e vice-presidência da União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social (UNIBES), voluntários e familiares.

A cerimônia deu inicio com a composição da mesa e muitos aplausos. O ginásio estava cheio de rostos felizes tanto por parte dos formandos quanto por parte dos familiares.

Durante o segundo semestre foram realizados os cursos de rotinas de escritório, hotelaria, web design, montagem de computadores e atendimento de restaurante.

“Vocês são o futuro porque vocês tem sonhos”, declarou a presidente executiva da Unibes, Denise Antão, aos jovens ali sentados.

O secretário de SMADS, Marcelo Del Bosco, direcionou sua fala aos jovens e discorreu a respeito da importância de se profissionalizar e ter o apoio da família nessa fase da vida. “O que eu posso desejar a vocês hoje é que trilhem o caminho que vocês escolheram e tenham muito sucesso”, finalizou Del Bosco.

Os formandos, Thauane Ferreira, 19 anos e Jonathan Santos, 17 anos, fizeram os agradecimentos em nome das turmas: “Entramos por aquela porta com um sonho, e agora estamos realizando”.

Durante a formatura também houve apresentações dos alunos com paródias que agradeciam a dedicação do serviço para com eles e todo o esforço dos professores durante a capacitação.

Yasmin Magalhães, 21 anos, finalizou o curso de web design e relata que se sente preparada para o mercado de trabalho e deve isso aos professores. “Foi um momento inesquecível para mim, eu me sinto grata por tudo”, completa.

Ao final da cerimônia alguns formandos receberam a notícia de que foram selecionados para ingressarem no mercado de trabalho ainda este mês, entre eles estão o Leonardo Ferreira, 15 anos e a Emilly Santana, 19 anos.

“Eu fiquei muito realizado ao saber que fui escolhido, e que vou usar tudo o que aprendi”, afirma Leonardo.

Emilly comenta a sua gratidão com o curso e os educadores que passaram esse período com ela. “As portas se abriram para mim, e todo apoio que recebi dos professores fez diferença”, relata. 

Os CEDESPs tem como objetivo o desenvolvimento de atividades com adolescentes, jovens e adultos, a partir de 15 anos, com a finalidade de investir na formação profissional, assegurar o conhecimento do mundo do trabalho e capacitar em diferentes habilidades, preparando-os para conquistar e manter a empregabilidade e a autonomia.