Serviços de M’Boi Mirim encerram 2019 com confraternização

Evento objetivou mostrar as principais atividades desenvolvidas pelos equipamentos ao longo do ano

Uma senhora está de pé, a frente de todos, falando num microfone.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Acervo
 

O fim de 2019 está sendo muito especial para alguns serviços da região de M’Boi Mirim, zona sul de São Paulo. No último dia 17/12, atendidos dos distritos do Jardim Ângela e do Jardim São Luís participaram da primeira edição da Mostra “Percursos e Narrativas”, promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ).

A mostra visou confraternizar os serviços, expor e compartilhar as atividades e oficinas desenvolvidas nos espaços durante o ano todo. Os 200 conviventes de 53 equipamentos demonstraram talento e criatividade com inúmeras obras nas exposições.

O evento trouxe para o público exposições de vídeo, apresentações de dança, canto e mini teatro, recitações de poesia, oficinas de cupcake, prevenção à violência contra adolescentes, crianças e mulheres, grupo de vivência em que as mães participaram, além de exposições de materiais confeccionados, pinturas e desenhos.

A assistente técnica do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP) Clube da Turma, Fernanda da Silva, comenta um pouco sobre a importância que esse evento traz para funcionários e conviventes. “Esta é uma grande oportunidade de nos reunirmos e fortalecer as relações. Nós do CEDESP fizemos biscoitos natalinos e foi muito legal por ser intergeracional, já que os adultos ensinam as crianças e elas conseguem se sentir seguras e capacitadas para desenvolver as técnicas. Fico emocionada de ver a autonomia que eles obtiveram”, explica.

Devido ao sucesso que o evento teve, a coordenação da rede socioassistencial do M’Boi Mirim já estuda a possibilidade de fazer da Mostra um evento recorrente.”Foi muito positivo. Muitas atividades legais ocorreram nessa confraternização, muita gente se envolveu participando e se voluntariando no evento. Agora pretendemos realizar essa Mostra anualmente”, afirma a coordenadora do CREAS M’Boi Mirim, Vanessa Helvécio.

Dezenas mulheres estão numa cozinha, preparando receitas. Todas usam touca nas cabeças.’