Núcleo São Martinho de Lima finaliza o Cine Debate do ano com Drauzio Varella

O encontro contou com a participação de mais de 200 pessoas em situação de rua e buscou fortalecer o vínculo e a troca de percepções

Drauzio Varella fala ao microfone para o público, em que a maioria está sentada nas cadeiras de plástico. O espaço é fechado com paredes brancas e observa-se algumas frases coloridas.

Texto: Assessoria de Comunicação SMADS
Fotos: Wagner Origenes

Era uma manhã de quarta-feira chuvosa e o espaço do Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua – São Martinho de Lima I estava lotado, algo além do habitual. Isso porque o serviço, localizado na Mooca, estava recebendo o médico oncologista e escritor brasileiro, Drauzio Varella, para um bate papo com os conviventes. O evento, que aconteceu no dia 18/12, foi dividido em dois momentos visando o encerramento do projeto Cine Debate de 2019.

Nessa edição, o filme transmitido foi Carandiru, o qual foi baseado no livro Estação Carandiru, de autoria de Drauzio. As situações retratadas nas produções fomentaram duas palestras com diversos temas, como a situação e funcionamento dos presídios, depressão, dependência química, saúde e questões sociais. O evento deu início no espaço de convivência e finalizou na sala de atividade, contando com a presença de mais de 200 pessoas.

A escolha do convidado foi pela experiência do trabalho voluntário do qual realizou por 13 anos na Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. “Procurei aproveitar o debate com a vivência, pois fortalece a troca de percepções e auxilia nos esclarecimentos”, explica o orientador socioeducativo Thiago Covelli. Ele acrescenta que adaptou o dia do projeto, que geralmente acontece às terças-feiras, pois “a possibilidade do Drauzio Varella no encontro gerou muita mobilização”.

O projeto Cine Debate acontece desde 2016 e a partir de 2018 começou a receber participações especiais das produções brasileiras, desde então o convivente Lafon Bevilaqua, 42 anos, busca estar em todas as sessões. “Participar dessas discussões tem me ajudado e consequentemente ajudo os colegas”, conta Lafon. “Essa foi a melhor edição do ano”, finaliza.

Serviço

O Núcleo São Martinho de Lima I funciona em parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto. Localizado na Rua Siqueira Cardoso – 277, o serviço oferece alimentação, atendimento social e atividades socioeducativas para 600 pessoas em situação de rua, acima de 18 anos.

Em uma sala menor, Drauzio Varella está em pé durante o debate. Quatro pessoas sentadas e uma mulher em pé estão em destaque na foto enquanto participam do encontro. Ao fundo há uma janela com cortina vermelha.