Supervisão de Assistência Social Casa Verde/Cachoeirinha organiza trabalho intersecretarial no território

A ação reuniu dez líderes comunitários visando disseminar o funcionamento dos serviços e programas disponíveis para a população

 Treze pessoas posam para foto em frente a uma parede da cor bege, dividas em duas fileiras, sendo que nove delas estão em pé e outras quatro ajoelhadas.

Texto: Guilherme Fernandes
Foto: Acervo

Ao longo do mês de dezembro ocorreu no distrito de Casa Verde, região norte da capital, uma série de reuniões entre os serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) presentes no território, com a Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) e a Defensoria Pública. Cerca de 10 líderes comunitários participaram dos encontros, entre os dias 11/12 e 20/12, na Escola Estadual José Assis Ambrósio.

Também participaram o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especial em Assistência Social (CREAS) Casa Verde, o Serviço de Assistência Social à Família (SASF) Cachoeirinha e Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ) Casa Verde.

A iniciativa para o encontro partiu da própria Supervisão de Assistência Social (SAS) Casa Verde/ Cachoeirinha, com base no projeto “CRAS Itinerante”, que atua levando os serviços prestados pela pasta em cada região do município. O objetivo foi disseminar o funcionamento dos serviços e programas disponíveis para a população.

Segundo a Supervisão do território, Rita de Cássia Fernanda, a disseminação desses conhecimentos para os líderes comunitários é necessária. “Espera-se que eles propaguem essas informações em seus bairros e assim ajudem a aumentar o número de atendimentos”, comenta.

Além disso, a ação contou com a presença de representantes da Defensoria Pública, que instruiu os participantes quanto às questões jurídicas, assim como alunos de Direito da Universidade de Santo Amaro (UNISA). A SEHAB se fez presente em relação à divulgação de programas de moradia. Uma nova ação está em desenvolvimento para que mais secretarias e líderes comunitários possam participar.