Centro de Acolhida Morada São João oferece visita ao Museu Afro Brasil

A iniciativa busca valorizar programações culturais dentro do serviço

Quatro conviventes aparecem sorrindo ao lado da guia do museu que veste uma camiseta escrito Afro Brasil

Texto: Helena Lima
Foto: Acervo

No dia 26/12, a equipe técnica do Centro de Acolhida Especial para Idosos (CAE) Morada São João organizou um passeio para o Museu Afro Brasil, localizado no Parque Ibirapuera. O objetivo era promover um passeio cultural para os idosos atendidos pelo serviço.

O psicólogo e um dos responsáveis pela articulação da visita, Philip McCormack, conta que a atividade procurou estimular reflexões sobre a questão de raça entre os conviventes. “Também buscamos ocupar o tempo dos moradores como estratégia de redução de danos, dado que no final do ano o consumo abusivo de álcool se faz mais frequente”, completa.

O passeio aconteceu das 14h15 às 15h30 e foi só o primeiro de uma série de visitas já programadas. Ele também foi acompanhado pela orientadora do CA, Gisele Ribeiro.

O museu destaca a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira, e foi inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do Diretor e Curador Emanoel Araújo. Desde 2009, ele passou a ser vinculado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

O foco do trabalho realizado no Morada São João é promover o acolhimento dos idosos, fortalecer a autoestima e a confiança pessoal dos atendidos e estimular a socialização e a construção de vínculos interpessoais entre eles. Hoje, ele possui capacidade para acolher 210 pessoas acima de 60 anos de idade em situação de vulnerabilidade e risco social.