Celebração de Natal ocorre na região central da cidade para pessoas em situação de rua

O Núcleo de Convivência Sé serviu um almoço seguido de diversas apresentações musicais

Cerca de 100 pessoas sentadas em mesas em um salão aguardando o almoço ser servido.

Texto: Helena Lima
Fotos: Acervo

 Para comemorar o final de ano, o Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, localizado na região da Sé, ofereceu para os seus atendidos um almoço de Natal. A confraternização reuniu conviventes e funcionários do serviço no dia 23/12, e celebrou a data com muita música. Ao todo, 650 refeições foram servidas, sendo 350 no almoço e 300 no chá da tarde.

A gerente do serviço, Elisângela Nunes de Carvalho, conta que toda a organização foi feita em parceria com os atendidos, que auxiliaram desde a montagem e ornamentação do palco, até a preparação das refeições. O convivente Marcos Paulo Viana de 45 anos participou ativamente da estruturação do evento. “Eu gostei bastante de participar da equipe de decoração e dos ensaios do coral, a festa toda foi linda”, conta.

Muitos conviventes optaram por cantar músicas religiosas ou relacionadas à temática natalina. Além das apresentações individuais, também houve a participação do coral que entoou canções clássicas como “É Natal” e “Noite Feliz”. Alguns atendidos optaram ainda por outros tipos de performances, como a apresentação teatral que encenou o momento do nascimento de Jesus. Na parte da decoração, o que mais chamou a atenção foi o presépio feito com materiais reaproveitados e a árvore de Natal feita com copos descartáveis.

Para o almoço foi montada uma larga mesa de buffet com frutas e diversos pratos quentes tradicionais dessa época, como pernil, chester e maionese. Além disso, também ocorreu uma doação de 150 panetones que foram repartidos entre os conviventes durante o lanche da tarde.

Elisângela reitera que esse tipo de celebração é muito importante para os atendidos, e traz sempre muita alegria. “É muito legal quando conseguimos celebrar desse jeito, o retorno que temos é sempre muito bacana”, finaliza.

Presépio montado no chão feito em sua grande maioria com cartolinas e decorado com pinhas e enfeites natalinos.