Campanha do Janeiro Branco mobiliza idosos na Vila Mariana

Vinte conviventes debateram sobre saúde mental e participaram das atividades

 Quatorze idosos estão sentados numa mesa realizando origamis.

Texto: Juliano Damasco
Foto: Acervo

A Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) Casa da Vila realizou no dia 17/01, um dia cheio de atividades relacionadas ao Janeiro Branco, campanha nacional criada em 2014 que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Dentre as atividades foram realizadas oficinas e dinâmicas que buscavam fazer com que os idosos valorizassem a saúde mental, física e também o bem estar, já que o trabalho em grupo proporciona a socialização e a aproximação entre os mesmos.

Além das atividades, houve uma roda de conversa com psicóloga, assistente social e terapeuta ocupacional para que o tema fosse debatido. Durante o bate-papo, os idosos expressaram suas percepções sobre a saúde mental e a importância do cuidado com a mesma.

“Falar de saúde mental é importante porque existem pensamentos negativos e positivos a respeito. Nós precisamos cuidar dela indo ao médico, mudando a rotina e fazendo coisas novas”, comenta o atendido Antônio Gerson dos Santos.

Outra prática desempenhada foi a arte japonesa do Origami. A forma escolhida foi a do pássaro Tsuru, que é um grande símbolo de sorte, felicidade e de uma vida longeva.

Para a psicóloga Jéssica Andrade, essa campanha foi selecionada de maneira estratégica tendo em vista o impacto positivo que ela pode causar. “Escolhemos realizar a campanha na ILPI para promover a reflexão da importância das emoções e de como elas repercutem nas nossas vidas”, explica.