Conviventes com deficiência participam de atividades em Clube Escola na Zona Norte

A acessibilidade do espaço fez com que os atendidos pudessem usufruir da piscina sem enfrentar problemas

 Nove pessoas estão dentro de uma piscina. Todas elas olham para a foto. Alguns seguram objetos de natação.

Fotos: Acervo
Texto: Juliano Damasco

O mês de janeiro é sinônimo de férias, lazer e diversão. E pensando nisso o Núcleo e Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD) Casa Verde vem proporcionando diversas atividades dentro do serviço e também em espaços públicos.

Uma dessas atividades ocorreu no dia 21/01, no Clube Escola Balnéario Garcia D’Ávila, localizado no bairro do Parque Peruche. O local possui uma ampla estrutura com quadras, piscina e áreas de lazer com total acessibilidade. Porém, como o NAISPD decidiu realizar exercícios com os conviventes na água, a piscina foi utilizada somente pelos atendidos do espaço durante o tempo reservado.

A atividade dentro da piscina foi livre. Todos se divertiram muito nadando e se refrescando já que o dia estava ensolarado. Os conviventes também usaram boias e a todo o momento eram observados por cinco profissionais do serviço.

Para a gerente do espaço, Agatha Cristina Marques é satisfatório ver os atendidos podendo desfrutar de um equipamento com acessibilidade suficiente para recebê-los, devido ao fato de nem todos os lugares oferecerem uma estrutura adequada para deficientes.

“Quando falamos de acesso aos direitos, pensamos em algo simples, que todos conseguem conquistar. Mas se tratando de uma pessoa com deficiência, percebemos que os desafios e os preconceitos são maiores. Ver um cadeirante ter a experiência de entrar e sair da piscina sem dificuldades foi de uma enorme satisfação para a equipe do NAISPD, pois é isso que buscamos aqui”, declara.