O Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto Bom Jesus dos Passos introduz Projeto Corte e Cresça

Trata-se de uma oficina de corte e barbearia profissionalizante que terá duração de quatro meses

Seis garotos aparecem sentados de costas. Eles observam ao professor que aparece cortando o cabelo de garoto sentado.

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Acervo

O Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SMSE/MA) Bom Jesus dos Passos deu início ao Projeto Corte e Cresça no dia 24/01.

O professor e fundador do projeto, Henrique Miguel da S. Oliveira, já atuou em outros serviços da rede socioassistencial como Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço de Assistência Social à Família (SASF) e Atendimento Diário Emergencial (ATENDE).

A iniciativa foi criada com o principal objetivo de ensinar a jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social, a função de barbearia e cortes masculinos, além de princípios básicos de empreendedorismo, cultura, educação e cidadania.

O curso promove a profissionalização dos atendidos e abre portas para oportunidades de emprego, e também impulsiona os jovens a investirem em seu próprio negócio.

O gerente do SMSE/MA, André de Moraes, acredita que a oferta de formação contribui positivamente no processo de transformação de vida dos atendidos “A possibilidade de aprenderem a obter os recursos que necessitam, por meios totalmente válidos e corretos, tem o poder de mudar radicalmente a trajetória desses jovens” comenta André.

A ação conta com a parceria do Programa Mesa Brasil SESC (Serviço Social do Comércio), que disponibiliza refeições de qualidade aos participantes da oficina.

Serão três aulas por mês com duração de três horas. No término do curso de quatro meses, os conviventes que concluírem a participação serão certificados.

G.S, 16 anos, afirma que sempre teve interesse em aprender sobre o ofício de cabeleireiro. Sua mãe, Maria Isabel Cristina Pereira, comenta: “Ele sempre me pediu para eu pagar um curso, mas eu não tenho condições, então somos gratos pela oportunidade que ele está tendo de fazer o que sempre quis”.