Crianças e adolescentes da Zona Norte realizam passeio para a Pinacoteca de São Paulo

Durante a visita foi possível conhecer um pouco mais da história do museu mais antigo da cidade

Crianças sentadas em roda no chão de uma sala de exposição.

Texto: Helena Lima
Fotos: Acervo

Na última segunda-feira (27/01) o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Famílias Santana realizou uma visita para a Pinacoteca de São Paulo localizada na região central da cidade. Ao todo, 12 crianças e adolescentes participaram do passeio e foram acompanhados por uma educadora do museu e uma assistente social.

O objetivo era apresentar para os jovens os grandes artistas brasileiros expostos no espaço, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Almeida Junior e Candido Portinari, além da história e de todo o contexto da criação da Pinacoteca. Para a assistente social Sheila Cardoso, esse tipo de passeio é fundamental para que as crianças adquiram repertório cultural. “A maioria delas não conhecia o espaço, foi muito bacana ver a reação deles observando as obras do acervo e reconhecendo os artistas”, conta.

Hoje, o museu fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo conta com 11 mil peças em seu acervo, e vem realizando mostras para apresentá-las para a população, junto com outras exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais.

Sopphiaa Sampaio de Castro, de 10 anos, conta que aproveitou muito a exposição e se impressionou com o tamanho do espaço. “O passeio foi muito legal, a gente se divertiu muito, e ainda ficou sabendo de várias coisas sobre os quadros e pinturas”, conta.

Atualmente, as exposições em cartaz são: León Ferrari: Nós não sabíamos; Jorge Pardo: Flamboyant; Marcia Pastore: contracorpo; Fernanda Gomes; Gravura e crítica social: 1925-1956; Adrià Julià: Nem mesmo os mortos sobreviverão; A linha como direção; Arte no Brasil: Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright; Arte no Brasil: Galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte moderna; Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo. Elas estão dispostas na unidade principal da Pinacoteca na Praça da Luz e abertas para visitação de Quarta a segunda-feira, das 10h às 18h.

Crianças realizando atividade com brinquedos coloridos