Assistência Social realiza ação de limpeza e conscientização no distrito de Cachoeirinha

Cinco vias de grande circulação e alto índice de contágio serão contempladas em maio

Mulher com camiseta de manga comprida cinza orienta moradora da região do Jardim Peri enquanto entrega máscara de proteção.

Texto: Ricardo Abel
Fotos: Wagner Orígenes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Supervisão de Assistência Social (SAS) Casa Verde realizou hoje (6), a primeira limpeza de vias públicas no distrito de Cachoeirinha, zona norte de São Paulo.

No total, cinco pontos de grande circulação de veículos e pessoas e alto índice de contágio nas comunidades do entorno serão beneficiados até o dia 19 de maio, a iniciativa ainda inclui a conscientização da população para prevenção e combate ao Covid-19.

A ação envolve um caminhão tanque com capacidade para 10 mil litros de água, misturada com 10 litros de desinfetante, e dois agentes de limpeza com equipamentos de desinfecção contendo 6 litros de água com cloro, cedidos pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). O trabalho de limpeza dura cerca de 1 hora nas vias com cerca de 500 metros de comprimento.

A primeira lavagem de via ocorreu nesta quarta-feira (6), na Rua Koshun Takara, no Jardim Peri e contou com a participação dos líderes comunitários da Associação Pery, que integram um grupo de hip hop e compuseram uma música com o intuito de conscientizar a comunidade.

Um dos integrantes do grupo, o promotor de eventos, Renato Duarte, 39, acredita que as ações de conscientização em regiões com grande densidade populacional são fundamentais para o combate ao vírus. “Metade da galera tem respeitado o isolamento, e outras pessoas tem dificuldade em entender que o vírus é letal, principalmente, os jovens. E isso cria o risco de contágio em casa”, relata em sinergia com a frase da música que diz ‘melhor se prevenir do que remediar’.

“A gente acredita que o uso das máscaras junto com a conscientização e o isolamento social, vai prevenir bastante”, opina o promotor de eventos. “Devido à falta de espaço nas casas, por serem em média dois cômodos para uma família com duas crianças, sem vídeo game ou internet, em muitos casos, as ruas ficam cheias. As crianças usam as vias públicas como seu quintal e os pais estão fora, porque tem que buscar o alimento para trazer sustento para casa”, finaliza, alertando também sobre a importância da lavagem das vias.

Lavagem da Rua Koshun Takara, no distrito da Cachoeirinha, com funcionário do caminhão pipa esguichando água com desinfetante e funcionários da Amlurb água com cloro