Mais de 6,5 mil atendimentos nos mutirões CadÚnico realizados durante a pandemia

Prefeitura de São Paulo atendeu por cinco meses nas regiões com população vulnerável, para cadastros e atualizações

No Centro Educacional Unificado Rosa da China, em Sapopemba, foi montada a área de atendimento embaixo de uma marquise sustentada por colunas de cimento. Na cena aparecem quatro mesas de atendimento enfileiradas na área coberta. Em primeiro plano, à esquerda, a entrevistadora escreve em um computador de mesa. Ela está vestida com blusa cinza, o capuz da blusa está por cima do avental cinza, gorro preto e máscara com estampa azul e branca. À direita da imagem, em frente à entrevistadora, também sentada, uma mulher está com as mãos apoiadas sobre a mesa, segurando seus documentos. Ela está de blusa preta com capuz sobre os ombros, máscara preta e cabelos loiros preso em um coque.

Texto: Rosane de Pietro
Fotos: Wagner Orígenes

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Educação (SME), promoveu mutirões semanais para cadastramento e atendimento de dúvidas do Cadastro Único do dia 13 de julho até 04 de dezembro. Nestes cinco meses, 13 territórios foram selecionados para atender às regiões de maior vulnerabilidade.

Foram 6.558 atendimentos realizados em 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs), aproveitando os espaços dos CEUs que estavam com as aulas suspensas por conta da pandemia. Sapopemba foi o território com o maior número de registros: 1.051 cadastros em uma semana. Os atendimentos seguiram protocolo sanitário, garantindo a organização das filas e equipamentos de proteção para os munícipes.

A partir do CadÚnico, o munícipe pode ter acesso aos programas Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã, Ação Jovem, Benefício de Prestação Continuada, ID Jovem, Carteira do Idoso, Passe Livre, Leve Leite, Viva Leite e Tarifa Social de Energia Elétrica, porém, o cadastramento não significa a inclusão automática da família em programas sociais da Prefeitura. A seleção para inclusão nestes programas ocorre de acordo com os critérios de cada programa de benefício social.

As famílias cadastradas devem atualizar o Cadastro Único sempre que houver alteração nos dados prestados ou no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses contados da última atualização que pode ser feito por meio de agendamento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo pela Central 156.

 

Imagem de uma sala do Centro Educacional Unificado Alvarenga, em Pedreira. É uma imagem fechada, focada nas mãos da atendente que está com uma blusa vermelha digitando em um computador de mesa. Ao lado da atendente, está uma senhora de cabelos grisalhos, máscara de florzinhas rosa e vermelha e casaco aberto vermelho. A senhora está escrevendo em um papel sobre a mesa, com um guarda-chuva embaixo do outro braço.
 

 Imagem do corredor externo do Centro Educacional Unificado PAZ, em Brasilândia, uma fila de pessoas (todas mulheres), aguardam sentadas em cadeiras para respeitar o distanciamento social. A fila é formada em frente a uma meia parede laranja que é completada por janelas de vidro, com esquadrias retangulares na cor marrom. O sol entra pelas frestas do telhado vazado, formando sombras no piso de concreto. A maioria das mulheres está consultando o celular enquanto espera.