Conviventes do Cambuci recebem vacina contra COVID – 19

Assistência Social avança mais um passo na proteção dos acolhidos pela rede socioassistencial municipal

Em ambiente externo, mulher de camiseta branca do consultório na rua coloca álcool em gel nas mãos de convivente que aguarda sua vez atrás de uma mesa branca, ocupada por quatro pessoas e a frente de uma profissional da saúde que passa orientações para dois homens. Todos na foto usam máscara.

Texto: Guilherme Ferreira
Fotos: Wagner Orígenes

A semana no Centro de Acolhida (CA) Cambuci começou com uma sensação de esperança; nesta segunda-feira (29/03) cerca de 120 conviventes do equipamento receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Na mesma data, outros dez equipamentos tiveram acesso ao imunizante coronavac.

Em meio as turbulências trazidas por 2020 somadas as próprias comorbidades pré-existentes, o convivente de 43 anos, Raimundo Nonato, conta que quase entrou em depressão: “não foi um ano fácil, nem para mim nem para ninguém. Mas agora tudo pode mudar para melhor”, relata. O convivente ainda ressalta que apesar de vacinado continuará a usar máscara e higienizando as mãos com frequência.

A conscientização dos conviventes parte de um extenso trabalho realizado pela equipe de trabalhadores do serviço. O orientador socioeducativo Teófilo Brito, que trabalha há cinco meses no CA Cambuci, comenta que a imunização dos conviventes é uma segurança maior da garantia de direitos de todos. “Todos estão conscientes de que a vacina é uma solução, mas que não exclui o uso de máscara e o distanciamento social”, relata o orientador.

Separados em distância correta demarcada por linhas feitas no chão por Teófilo, os conviventes aguardavam pacientemente a vacinação trazida ao equipamento e aplicada por profissionais da saúde do Consultório na Rua.
As vacinações nos Centros de Acolhida partem de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Saúde (SMS) e estão previstas para ocorrer até a metade do mês de abril.

 

Homem de camiseta verde e uma máscara colorida recebe aplicação de vacina por uma mulher que veste colete, máscara e touca branca.

 

Ao lado direito do quadro, três homens aguardam em fila para vacinação e orientações. Ao lado esquerdo, outros dois estão sentados em cadeiras brancas conversando com duas mulheres que assinam documentos sobre uma mesa que os separa. Ao fundo, uma fila composta por cinco homens. Todos na foto usam máscara.