Anhanguera e Perus promovem “Semana em feminagem às Mulheres”

O termo “feminagem” vem sendo difundido como uma adaptação feminina da palavra homenagem, adaptado para expressar respeito e admiração às mulheres

 

Texto: Rosane de Pietro

 

De 12 a 15 de abril, a Rede Intersetorial do Anhanguera, composta por serviços das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Cultura (SMC), Educação (SME) e Saúde (SMS), em conjunto com a Rede Resape de Perus exibiram no canal “Código da Arte”, através do YouTube, a “Semana em Feminagem às Mulheres”, evento que promoveu explanação de temas relevantes para ampliação dos direitos sociais e valorização do cotidiano das mulheres da periferia, durante o período da pandemia.
 

Conferências online sobre mulheres e diferentes perfis de atuação envolveram temas como: saúde das mulheres na pandemia, mulheres empreendedoras, automaquiagem, autoestima, violência contra mulheres em situação de rua e violência doméstica. Para a analista de desenvolvimento e assistência social do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Perus, integrante do grupo que organizou o evento, Rosangela Araujo Almeida, houve grande aceitação do público, “Os chats de perguntas também impulsionaram a procura pelos serviços da assistência social para tirar dúvidas que surgiram durante as transmissões”, comenta.
 

Além das palestras online, houve também uma feminagem criada pelas crianças dos serviços de proteção básica e especial da rede socioassistencial que fizeram 1000 desenhos destinados à 1000 mulheres profissionais da saúde que trabalham na região. Os desenhos foram criados a partir da frase “Você é muito importante para nós” e foram entregues às profissionais dos hospitais, Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da região.
 


Os vídeos estão disponíveis na página Código da Arte, coletivo de mulheres periféricas que lutam em prol da cultura e arte de quebrada.

 

Acesso aos vídeos da “Semana em feminagem às Mulheres” pelo link:

https://www.youtube.com/channel/UCTBYU7ghFv1whpIg_zQ3mzg