Adolescentes realizam debate sobre filmes em serviço na Zona Leste

Serviço de São Miguel Paulista aprimora o senso crítico e observação de atendidos entre 12 e 14 anos

 

Foto de uma sala com parede branca e creme, chão com piso claro. Na parede ao fundo tem várias cadeiras brancas empilhadas no canta esquerdo, no meio uma lousa de giz e na frente dela um ventilador, no canto direito tem um armário de duas portas com caixas em cima. Na parede da direita tem uma cortina azul. Sentadas em cadeiras com distanciamento tem 17 crianças, todas com máscaras, duas delas com a mão levantada e outras duas olhando para trás. Na frente das crianças tem uma mulher com máscara senta em uma cadeira de frente para uma pequena mesa com um notebook em cima e uma garrafa de água.

Texto: Marianne Seixas
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - Sitio da Casa Pintada, localizado na Zona Leste de São Paulo, realiza um projeto sobre pensamento crítico para os adolescentes entre 12 e 14 anos. Eles assistem a um filme, que na maioria das vezes traz questões sociais e depois discutem sobre.

O serviço leva cerca de duas semanas para poder concluir o ciclo do filme para todos os adolescentes, depois é feita uma roda de conversa, para que eles possam debater sobre as questões retratadas.

Dependendo do assunto, é gerada uma tarefa em aula para eles desenvolverem o aprendizado e transformar isso em algo novo, para instigar a curiosidade e a formação de opinião.

A gerente do CCA, Luciana de Souza Batista, ressalta a importância do projeto para os adolescentes “tudo foi pensado para que eles desenvolvam um lado crítico, para que eles notem diferenças do dia a dia e para que eles saibam lidar com situações diferentes”.