Serviço de Pirituba realiza ações de conscientização sobre o dia 18 de maio

A mobilização do equipamento levou informações para as ruas a fim de combater o abuso e exploração sexual

Em uma faixa de pedestres estão cerca de oito funcionários do serviço segurando cartazes e utilizando roupas com os escritos “disque 100” e “18 de maio”

Texto: Natalia Nora Marques
Fotos: Acervo

No dia 18 de maio o Serviço de Assistência Social às Famílias (SASF) Centro Maria Paola, da Zona Norte de São Paulo, organizou uma movimentação nas ruas do território com cartazes e orientações de combate ao abuso e exploração sexual infantil. A ideia da gerente do serviço, Luzinete Possebão, foi “conscientizar a população da região a respeito dos canais de denúncia existentes”.

As ações realizadas consistiam em aproveitar o período de fechamento dos semáforos ao redor do serviço para dar explicações aos motoristas sobre o dia 18 de maio. Essa ação foi realizada por funcionários do SASF utilizando cartazes confeccionados por eles, após esses momentos de conscientização os materiais com informações foram afixados em portões do local.

Além das ações nas ruas, os funcionários do SASF também apresentaram uma peça teatral autoral chamada “Meus sonhos ninguém vai me tirar” para as crianças atendidas pelo Centro para Crianças e Adolescentes Vila Cuore. Durante a apresentação foram abordados temas como a importância do dia 18 de maio e as formas de denúncia de abuso sexual. Apesar do tema difícil para as crianças, a forma com que ele foi encenado, os figurinos usados e a música cantada tornaram a peça leve e informativa

Em um espaço aberto com um palco amplo, estão outros funcionários do serviço durante a apresentação teatral cercados por crianças sentadas ao redor do palco