Serviço da Zona Sul mobiliza conviventes em campanha contra trabalho infantil

Com roda de conversa, serviço esclarece sobre o que é o dia 12 de junho

Ao fundo uma parede de tons claros, na frente duas crianças com máscara segurando um cartaz informativo sobre o dia 12 de junho.

Texto: Marianne Seixas
Foto: Acervo

Para conscientizar os conviventes do serviço, o Centro para Crianças e Adolescentes – Luca, localizado na Zona Sul de São Paulo, fez diversas atividades sobre o dia 12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Em roda de conversa, os colaboradores ensinaram as crianças a identificar e conhecer diversos tipos de trabalho infantil, inclusive o trabalho doméstico, que para muitos pode ser “normal”. Também aprenderam a denunciar, mapeando locais e serviços da área que podem auxiliar.

Dentre as atividades realizadas, eles fizeram cartazes e lembrancinhas para sensibilizar familiares e vizinhos sobre a ilegalidade do trabalho infantil. Também foram feitas campanhas nas redes sociais do CCA.

A gerente do CCA Luca, Leila Bernardes relata que “é importante que eles saibam diferenciar tarefas de trabalho e que se sintam seguros para conversar com a gente em relação a isso. As crianças não deveriam ser responsáveis para trazer renda para família e conscientizar eles sobre isso, é um grande passo”

Uma criança com máscara e boné vermelho pintando um cartaz em cima de uma mesa branca, na mesa tem utensílios para pintura, um copo vermelho e um catavento colorido. Ao fundo uma rampa colorida com corrimão, um portão e um piso cinza.