Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Cidade Tiradentes oferece aulas de rugby

Em parceria com associação esportiva, serviço busca desenvolver habilidades dos atendidos

Cerca de quinze crianças na quadra do CCA posando para a foto junto com os instrutores

Texto: Natalia Nora Marques
Fotos: Acervo


O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Arte Nossa, Zona Leste de São Paulo, em parceria com a associação esportiva HURRA! deu início hoje (02) às aulas de rugby para as crianças e os adolescentes atendidos no local. O projeto foi desenvolvido para durar um ano, mas com pretensão de renovação ao final do período dependendo da recepção dos atendidos.

Durante a primeira aula houve muita diversão e curiosidade por parte dos acolhidos, o instrutor da HURRA!, Felipe Papa, conta que “o próprio formato da bola já atraiu o interesse deles pois é algo com que não estão acostumados a jogar”. A vontade de participar não partiu somente dos meninos, as meninas também gostaram muito da atividade, o que é um ponto central para a associação esportiva.

Um dos objetivos das aulas, além de desenvolver as habilidades físicas, é passar os valores da modalidade do rugby, Papa explica que “é fundamental que todos sejam inseridos e que possamos desenvolver a equidade de gênero”. Ele conta que no CCA Arte Nossa houve bastante interação e uma competitividade saudável por parte das atendidas. Respeito, companheirismo, jogo limpo e disciplina são outras características que o projeto busca desenvolver durante as atividades.

A importância das práticas esportivas para crianças e adolescentes se dá na forma de aprendizado de princípios que serão aplicados em outras áreas de suas. O instrutor acredita o papel social do esporte terá um impacto positivo para todos que participarem das aulas, proporcionando autonomia e capacidade de reação rápida.

As aulas estão sendo oferecidas duas vezes por semana no CCA e têm duração de 40 minutos, as atividades foram acompanhadas pelo instrutor, mas contam com uma metodologia própria da HURRA!. A intenção é oferecer uma capacitação continuada para o educador físico do CCA enquanto o projeto acontece, durante as aulas o instrutor da associação permanece no serviço para organizar os exercícios e auxiliar o educador e ajudá-lo a melhorar.

Por conta de o rugby ser um esporte de bastante contato físico, de serem crianças e adolescentes jogando e de a quadra não ser adequada para as quedas, a modalidade foi adaptada. O jogo ensinado é o rugby tag, em que cada jogador possui duas faixas de tecido penduradas uma em cada lado da cintura e, em vez de derrubar os adversários, o objetivo é puxar as faixas daqueles que estão com a bola.

De forma segura e divertida, os atendidos tiveram contato com um novo esporte e com valores que vão poder desenvolver ao longo do projeto e aplicar em suas vidas.

Cerca de nove crianças espalhadas pela quadra de concreto durante o jogo de rugby. Ao fundo estão uma trave de futebol, um muro e uma entrada do CCA